9 DICAS PARA COMEÇAR A CORRER AGORA

by - 13.1.17

Foto: Flávio Nascimento/ Iguana Sports
A temporada de férias se aproxima e muita gente começa a pensar no que fazer para continuar treinando mesmo longe da academia ou até mesmo planeja começar a correr por causa da liberdade que o esporte traz: basta calcar o tênis e sair por aí. Por causa disso, resolvi fazer essa lista com dicas para quem quer se tornar um corredor, mas não sabe como começar.


#1 – Compre um bom par de tênis: Se você vai começar a correr, acho importantíssimo investir em um calçado com bom amortecimento, apropriado para seu tipo de pisada. É comum ver pessoas que iniciam no esporte com aquele par de tênis velho que têm no guarda-roupa. Isso pode causar problemas (bolhas, lesões, dores) que um bom calçado costuma evitar. Coloque uma coisa na cabeça: o tênis costuma ser um dos maiores investimentos que um corredor faz. Não vale poupar nesse momento. 

#2 – Respeite o descanso: Quando começamos algo novo, temos disposição de sobra (ainda não há o cansaço físico acumulado) e uma grande motivação (sua mente quer fazer aquilo todos os dias). Segure um pouco a empolgação. Seu organismo precisa de descanso para se recuperar do esforço. Portanto, respeite seu corpo e dê tempo para ele se adaptar. No início, treine em dias intercalados e procure evoluir aos poucos.

#3 – Entre para um grupo de corrida: Treinar acompanhado pode ser uma motivação extra naqueles dias em que você está com preguiça de correr. Pois é. Não ache que sua empolgação inicial vai durar para sempre. Além do cansaço físico e mental do dia a dia, compromissos inesperados podem fazer com que fique difícil encaixar os treinos na agenda. Ter um grupo ajuda a manter o exercício como uma prioridade na rotina. 
Outra vantagem é orientação profissional e a troca de experiências que há com corredores mais velhos. Você pode aprender bastante com eles e, daqui algum tempo, ensinar os novatos – o que também é motivante. Quando se faz algo por amor, é bem gratificante contribuir para que outros evoluam.

#4 – Organize-se: Nem sempre você poderá fazer as corridas longas que planejou. Quando isso acontecer, saia para correr, nem que seja para treinar 15 ou 20 minutos. Assim, você continua no “jogo”. Quando não cumprimos um dia de exercício, o risco de perder o resto da semana aumenta. Isso vale para quem faz corrida, yoga, pilates, musculação. Quem treina sabe… Portanto, esforce-se para seguir sua planilha. Se a proposta for correr três vezes por semana, por exemplo, organize-se para realizar isso. Coloque o tênis e vá para rua, mesmo que seja para um treininho curto. Tenho certeza que você se sentirá muito melhor com a sensação de missão cumprida.

#5 – Aumente a distância gradualmente: Você não precisa correr longos trajetos logo no início. Também não deve tentar correr o mais rápido possível em todos os treinos. Varie a distância e a velocidade ao longo da semana. Essa é também uma boa maneira de dar um descanso ao corpo. Em algumas atividades, você pode até alternar caminhada com corrida forte. Não há problema algum em fazer isso para poder trabalhar com velocidades diferentes. 

#6 – Registre os treinos: É importante saber o que anda fazendo para acompanhar sua evolução e planejar as atividades do próximo mês. Acredite, com tanta coisa na cabeça, você não vai se lembrar se correu 5 km ou 6 km há quatro semanas atrás. Use um aplicativo ou monte uma planilha para controlar suas corridas. Anote frequência semanal, duração (tempo), distância percorrida, velocidade e tudo mais que puder (se havia subida, como se sentiu etc.). 

#7 – Comece com pequenas metas: É importante definir objetivos desde o início, mas eles não precisam ser algo que requer muito tempo, como completar uma maratona. É claro que você poderá fazer isso um dia. Mas traçar agora uma prova de 42 km como meta não vai levá-lo a lugar algum. Busque objetivos que podem ser cumpridos em curto prazo, como conseguir correr três vezes na semana ou por 30 minutos seguidos. A meta depende muito do seu nível de condicionamento, mas deve ser algo possível de alcançar daqui 15 dias ou um mês.

#8 – Faça atividades complementares: As pessoas que estão começando a correr geralmente acham que não precisam executar treinos de força ou de flexibilidade. Isso é um grande erro. Essas atividades são importantes para evitar futuras lesões. Preparei dois vídeos para você. Um com um treino de fortalecimento muscular para corredores e outro com alongamentos essenciais para quem pratica corrida.

#9 – Sinta-se um corredor: Se você planejou suas metas e saiu para correr essa semana, já é um corredor. Algumas pessoas levam certo tempo para se enxergarem como tal. Isso faz com que demorem mais para se organizar e pegar firme nos treinos. Elas se apegam equivocadamente à frase: “Eu acabei de começar, não sou um corredor ainda”. A partir do momento que você deu o primeiro passo, você é um corredor. Acredite nisso. Encare-se como tal e você será mais feliz e obterá melhores resultados.

Bons treinos!




You May Also Like

0 comentários