É comum ouvirmos este termo: A Câmara de Vereadores é a casa do povo. Mas será que isso condiz mesmo com a realidade? A câmara tem o poder de defender o povo, de fiscalizar o Executivo, de ouvir as reclamações da população, mas ao que se ver, pouco de propaga estas informações à população ou a própria população não dá tanta credibilidade ao fato.
Em Monte Alegre, a câmara é aberta todos os dias da semana durante o horário diurno e todas as terças acontece a Sessão Plenária, onde são discutidos assuntos do interesse de toda a população. No entanto o que não se vê na câmara é o povo, justamente os donos da casa. A população precisa ser mais participativa das ações do município, para poderem cobrar seus direitos com mais rigor e de acordo com o que regem as leis.
Seria e é importante a participação da população no setor público, até porque o nome já diz tudo, é público, dessa forma os cidadãos poderiam cobrar mais de perto e reivindicar seus diretos da forma mais legitima. A Câmara não fiscaliza apenas o executivo, mas cobra do Ministério Público, dos setores públicos do município, tanto municipal quanto estadual, dos bancos, dos prestadores de serviços, por isso a população precisa e deve está antenada com tudo o que acontece na Câmara de Vereadores da cidade, afinal é ou não é A CASA DO POVO?
Deixe sua opinião. Teremos o maior prazer em publicar, de acordo com nossos critérios de avaliação.