Monte Alegre celebra seus 64 anos de história com eventos neste sábado (25) durante todo o dia e para todos os gêneros, idades e gostos. Confira a programação:
Em encontro para entrega de certificados de cursos às artesãs de Monte Alegre, realizado no Clube de Idosos da Cidade, o prefeito Severino Rodrigues reafirmou seu compromisso em valorizar as artesãs de Monte Alegre e falou sobre a construção de um mercado exclusivo para a classe. Este mercado será construído onde hoje funciona o atual mercado público, que já ganhou um novo prédio e que será entregue em Dezembro deste ano.
O apresentador de televisão Luciano Huck, cujo nome tem circulado como possível candidato à Presidência da República, teve melhora significativa de imagem nos últimos dois meses. Segundo a pesquisa Barômetro Político Estadão-Ipsos, a aprovação ao nome de Huck apresentou um salto de 17 pontos porcentuais desde setembro, passando de 43% para 60%. Já a desaprovação caiu de 40% para 32% no mesmo período.
Com isso, Huck passou a ser a personalidade com a melhor avaliação entre as apresentadas pelo Ipsos aos entrevistados. Todos os demais 22 nomes do Barômetro Político deste mês, porém, são do mundo político ou do Poder Judiciário, mais sujeitos ao desgaste do noticiário.
O novo Mercado Público de Monte Alegre já está com sua obra praticamente concluída e sua entrega a população deverá acontecer no mês de Dezembro próximo, mas ainda não há previsão correta. O prefeito Severino Rodrigues não ver a hora da entrega desta grande obra que beneficiará um grande número de comerciantes e será de extrema importância para a economia local.
O secretario municipal de educação de Monte Alegre, Alexandre Soares Gomes defende o projeto Literatura na Praça como um dos principais projetos de exposição de todo o trabalho que foi e que é desenvolvido pela secretaria do município, que segundo levantamentos, tem uma das educações que mais cresceu no estado nos últimos 4 anos.
São inúmeros trabalhos que destacam a educação municipal em Monte Alegre, como o Jogos Escolares e os Jogos Indígenas, mas o Literatura na Praça é sem dúvida a grande mostra de todo o trabalho desenvolvido nas escolas e o crescimento da educação como um todo. A 4ª edição do projeto acontecerá nesta sexta-feira (10) na Praça Central da Cidade.
A Prefeitura de Monte Alegre através da SME - Secretaria Municipal de Educação, irá promover pelo 4º ano, a edição do Literatura na Praça, um projeto idealizado pelos coordenadores da secretaria e implantado pelo secretário Alexandre Soares Gomes, que leva até a população todos os trabalhos literários desenvolvidos pelos alunos do município. No evento que acontecerá nesta sexta-feira (10) às 8h na Praça Central, acontecerão apresentações teatrais, exposições de trabalhos e muito mais. Todos estão convidados a participar.
Com 10 semanas de gestação, gêmeos idênticos sobreviveram por conta de um “abraço”, no Reino Unido. Os dois eram monoamnióticos, ou seja, compartilhavam o mesmo saco amniótico, o que significava que seus cordões umbilicais poderiam se prender um no outro e interromper o suprimento de oxigênio para ambos, podendo os matar. O caso deles é extremamente raro, e, segundo especialistas, atinge 1 em cada 35 mil gêmeos. “Fiquei devastada quando os médicos explicaram que os bebês corriam um risco extremamente alto (cerca de 50%) de não sobreviver à gravidez porque estavam próximos demais. Eles tinham dois cordões umbelicais para se alimentar, que podiam se enrolar e os entrangular. Eu ficava com medo até de imaginar “, desabafou Vicky Cremer, a mãe dos bebês, ao jornal britânico Independent.
Em um dos exames feitos durante a gravidez, Vicky, que até então achava que estava esperando apenas um filho, recebeu dos médicos a notícia de que eram dois meninos idênticos e que estavam entrando em sofrimento. “No espaço de uma hora eu descobri que estávamos esperando gêmeos, mas que eles poderiam estar em perigo. Foi como uma tortura pensar que poderia perdê-los a qualquer momento”, afirmou. O que surpreendeu a todos foi a postura dos bebês durante os momentos de aflição. “Para o nosso espanto, na verificação de 12 semanas, vimos que eles estavam se abraçando e de mãos dadas. Estavam se mantendo vivos permanecendo quietos, então seus cordões umbilicais não se enroscaram”, explicou a mãe.
Depois desses exames avaliadores, por volta das 12 semanas de gravidez, os médicos acompanharam a paciente durante várias semanas até chegarem à semana número 32, em que decidiram fazer o parto (cesariana) para retirar as crianças. Reuben e Theo, como foram chamados os garotos, nasceram com 1,4kg e 1,6kg, respectivamente. “Ambos saíram gritando e, o mais importante, eles estavam vivos. Antes mesmo de conhecerem o mundo, eles se conheciam. Os dois cresceram juntos em um espaço tão pequeno que eu sabia que eles teriam um vínculo especial para o resto de suas vidas”, comentou Vicky. Por nascerem prematuras, as crianças foram encaminhadas à uma unidade neonatal, na qual ficaram por cinco semanas após o parto. Eles tiveram uma ótima recuperação e logo foram transferidos para casa.
Nunca subestime as pessoas que encontrar. Você não sabe o que ela será no futuro! Nunca perca as esperanças! A vida dá muitas voltas...
21 anos atrás, na casa de uma tia, na África.
Imagem: Reprodução |
Na tarde da última terça-feira (7), a secretária de Educação do RN, professora Cláudia Santa Rosa, participou do lançamento do livro A Gente se liga em Cidadania, publicação que compõe um kit de materiais didáticos do Programa de Educação Fiscal do Rio Grande do Norte, realizado pela Secretaria de Tributação em parceria com a pasta da Educação. O lançamento aconteceu na sala de licitações da SET, localizada na sede da Tributação Estadual, em Lagoa Nova, Natal.
Durante a cerimônia de lançamento, a professora Cláudia Santa Rosa falou da importância do programa de educação fiscal para os alunos do ensino fundamental da rede estadual de ensino. "Ficamos felizes com o projeto de educação fiscal nas escolas. Precisamos ensinar e habituar os nossos pequenos estudantes para que no futuro eles saibam exercer o seu direito fiscal", destacou a secretária.
A publicação, escrita por Raymundo Netto, apresenta conceitos sociais ligados a educação fiscal. “O livro que relaciona a educação com a função social dos tributos, relação de estado sociedade e gestão democrática dos recursos públicos”, explica Vanézia Paiva, técnica da SEEC ligada a educação fiscal. Destinado a turmas do 6º ao 9º ano, o material será entregue as 20 escolas que fazem parte do programa Mente Inovadora. Ao todo serão distribuídos 10.000 livros.
Além da secretária de Educação, o evento contou com a presença secretário adjunto da Tributação do RN, Fernando Amorim, do presidente do Conselho Regional de Economia, Ricardo Menezes, e o juiz de direito Jarbas Bezerra. Também participaram gestores e alunos de escolas estaduais de ensino fundamental, professores e técnicos da rede pública de ensino (estadual e municipal), servidores municipais de Afonso Bezerra, Extremoz, São Paulo do Potengi, São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim, Brejinho, Canguaretama, Jardim de Piranhas (Prefeituras e Secretarias de educação e Secretarias de Tributação e Finanças), servidores estaduais de Natal da Secretaria de Educação, da 6°Unidade Estadual de Tributação e alunos da UFRN.
Educação Fiscal
O programa de educação fiscal promove nas escolas ações que visem o exercício da cidadania, sensibilizando os alunos sobre a função socioeconômica dos impostos e levar o conhecimento sobre os recursos públicos. Além disso, são esclarecidos pontos ligados ao aperfeiçoamento dos instrumentos de controle social e fiscal do Estado.
No âmbito da secretaria de Educação do RN, o programa é realizado pela coordenadoria de Desenvolvimento Escolar (Codese) e pela subcoordenadoria de Ensino Fundamental (SUEF) e a parceria entre as pastas forma o Grupo de Educação Fiscal do RN (GEFE/RN). Esse coletivo leva o debate sobre a educação fiscal para professores, alunos, especialistas e demais membros da sociedade civil.