Os proprietários de automóveis que utilizam o Gás Natural Veicular (GNV) como combustível vão ser alvos de uma campanha de conscientização e fiscalização empreendida pelo Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) em parceria com o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem). A iniciativa busca zelar pela segurança no trânsito cumprindo as normas exigidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) nas resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), além das previstas na portaria 049/2010 do Instituto de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).
O plano traçado pelos gestores e equipe técnica do Detran e Ipem é primeiramente iniciar uma força tarefa com foco na educação e conscientização direcionada aos donos de veículos movidos a GNV. A ação vai ser empregada durante 60 dias, nos quais os condutores serão alertados para os principais itens que regulamentam o uso de carros com GNV, a exemplo da inspeção periódica de segurança veicular do sistema de gás, documentação do veículo, condições dos cilindros de armazenamento do combustível, instalação de equipamento por empresa registrada no Inmetro, validade do selo do GNV e demais pontos determinados na legislação que trata do tema.
O diretor-geral do Detran, Eduardo Machado, garantiu que no período dos 60 dias de conscientização os proprietários apenas serão orientados para os procedimentos de segurança exigidos para circulação de veículos movido a GNV. Em seguida é que o Detran e o Ipem começarão a efetivar a fiscalização e os veículos flagrados em desacordo com as normas sofrerão as penalidades estabelecidas em lei. “Nossa intenção é promover segurança no trânsito. Vamos conscientizar os proprietários alertando para importância de cumprir as normas de segurança e os procedimentos. Só após, que passaremos a fiscalizar e punir aquele que insistir em transitar ameaçando sua segurança e a dos demais”, informou.
No âmbito da fiscalização, o Detran e o Ipem vão atuar em campos bem definidos. Ficando o Departamento de Trânsito com a parte relacionada a regularidade do veículo em circulação, no sentindo de verificar os dados exigidos que estejam informados no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), período de requalificação dos cilindros e outros nessa mesma linha. Já o Ipem atuará na fiscalização das empresas credenciadas para instalação do sistema de GNV e na conferência das especificações do cilindro de gás, que deve proceder de acordo com as exigências da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
No período de fiscalização os veículos inspecionados que apresentarem irregularidades serão aplicadas multas e os mesmos serão recolhidos ao pátio de apreensão do Detran.
Em linhas gerais, para habilitar o automóvel para circulação com GNV é preciso que o proprietário vá ao Detran onde o carro passa por uma pré-vistoria. Em seguida, o automóvel segue para uma das empresas credenciadas pelo Inmetro para a instalação do sistema de GNV. E finaliza no Detran, onde será realizada nova vistoria e emitido o CRLV especificando o uso do gás natural no veículo.
O diretório do Partido Republicano da Ordem Social (PROS) no Rio Grande do Norte realizou no último sábado, dia 28, sua convenção estadual para oficializar candidaturas a deputado estadual e federal. O partido também oficializou apoio à reeleição de Robinson Faria (PSD) ao Governo do Estado. A convenção ocorreu no auditório do edifício Tirol Way, em Natal. A legenda não lançou candidato próprio ao Senado.
Uma das apostas do partido é a vereadora Carla Dickson, que teve sua candidatura à deputada federal homologada. Ela foi a segunda mais votada para a Câmara Municipal de Natal em 2016, com quase 8 mil votos. A postulante chegou a ter o nome cogitado para ser candidata à vice-governadora na chapa de reeleição do governador Robinson Faria (PSD), mas seu partido disse que não há negociações neste sentido.
Além dela, o partido confirmou candidaturas para a Câmara Federal do cirurgião dentista Dr. Aristóteles e do mossoroense Marco da Prest. O deputado estadual Albert Dickson, presidente estadual da sigla, por sua vez, será candidato à reeleição nas eleições deste ano. O evento do PROS no sábado reuniu filiados e lideranças de vários municípios do Estado.
Na convenção estadual do PSDB em Natal neste final de semana, o Deputado Federal Rogério Marinho criticou, em seu discurso, a administração petista durante os 13 anos que esteve no poder.
“Vivemos a nossa maior crise econômica graças a um governo que não se preocupou com a população, mas apenas em manter o poder. Uma administração que se dedicou a assaltar a Petrobras, que corrompeu e foi corrompido”, disse o parlamentar.
A convenção do PSDB-RN confirmou as candidaturas de Rogério e Sandra Rosado para federal, além de Ezequiel Ferreira, Gustavo Carvalho, Gustavo Fernandes, Larissa Rosado, Márcia Maia, Tomba Farias, Raimundo Fernandes, José Dias e Thiago Almeida, que disputarão uma vaga na Assembleia Legislativa. Todos estiveram presentes na convenção, que ainda contou com as presenças do governador Robinson Faria (PSD), do deputado federal Fábio Faria (PSD) e do deputado estadual Albert Dickson (Pros), além de dezenas de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças de todas as regiões do Estado.
No UFC Calgary, brasileiro, que estava sem vencer desde 2016, espanta a má fase e reencontra o caminho das vitórias no país onde iniciou sua trajetória no Ultimate.
A amarga e inédita sequência de duas derrotas, em 14 anos de carreira profissional no MMA, fez a dúvida pairar sobre a cabeça de José Aldo. A confiança não voltou a ser a mesma após o fatídico nocaute sofrido para Conor McGregor, aos 13 segundos de luta, em 2015. Aos 31 anos de idade, consagrado como um dos melhores da história e resolvido financeiramente, o ex-campeão do peso-pena precisava se reinventar. E foi o que ele fez neste sábado, no UFC Calgary, no Canadá, país que serviu de palco no início da sua trajetória no Ultimate, em 2011. Na cidade, agora local do seu recomeço, o peso-pena espantou a má fase após dois anos sem vitória no octógono. E foi da melhor forma: bateu Jeremy Stephens por nocaute técnico aos 4m19s do primeiro round. Emocionado, comemorou o triunfo como se valesse o título. E, para ele, o significado talvez tenha sido realmente maior.
- Foi aqui que comecei minha carreira, estou voltando aqui para recomeçar. Estou tentando recomeçar, eu estava lutando em cima de uma coisa que não podia errar. Vim no fio da navalha, sabendo que não podia errar ou podia perder a luta. Mas acertei ali e consegui acabar. Acho que agora estou de volta, o campeão voltou! Mantendo o caminho aí, a gente chega. O Max Holloway está passando por problemas, ele é um grande campeão, espero que possa voltar, e que eu possa enfrentá-lo de novo ou quem for o campeão.
José Aldo - que perdeu duas disputas de cinturão para Max Holloway, em 2017 - não vencia por nocaute técnico desde 2013, quando bateu Chan Sung Jung, o Zumbi Coreano, no Rio de Janeiro. Stephens, por sua vez, terá de lidar com o rótulo de perder seus confrontos quando se aproxima de uma chance pelo título. O americano estava embalado por três triunfos, porém, vai ser obrigado a reconstruir sua caminhada.
O Avante realizou, na manhã do último sábado (28), no espaço Kintal II, a convenção partidária que homologou as candidaturas do partido para as eleições desse ano. Entre elas a do empresário e, agora, candidato Edílio Lobo.
Edílio aproveitou a oportunidade para convocar a população potiguar a se unir e a lutar por melhorias. “Durante esse período de pré-campanha nós conquistamos vários apoios. Agora é que vai começar a nossa verdadeira jornada. É a hora de renovar para avançar. Vamos avante, povo potiguar”, disse.
O partido também homologou a pré-candidatura da presidente do partido, Karla Veruska, a deputada federal. Edílio elogiou a trajetória dela e o exemplo.
“Não tenho dúvidas que o partido fez hoje uma das suas melhores escolhas. Com Karla candidata a deputada federal e Edílio a deputado estadual, o Avante mostra que tem fortes candidatos que trarão propostas para o avanço do Estado”, disse.
Edílio é um candidato que tem experiência tanto na carreira pública, quanto na privada. Ele tem uma trajetória de sucesso nos negócios atuando, inclusive fora do Estado. Já foi vereador de Cruzeta e tem um projeto para as eleições desse ano voltado para o desenvolvimento econômico, para o combate à seca, para a valorização das comunidades e para atenção ao jovem do Rio Grande do Norte.
Empresas envolvidas em corrupção de qualquer espécie ou ato de improbidade administrativa por agente público, estão proibidas de receber incentivos fiscais no município de Parnamirim.
A lei 1.900, DE 23 DE JULHO DE 2018, publicada hoje (27) no diário oficial da cidade é de autoria do vereador e professor Ítalo Siqueira (PSD). Para ele a lei é uma forma de coibir os vícios e a corrupção na administração pública municipal. “Estamos vendo diariamente escândalos e mais escândalos por todo Brasil. Isso no motivou a elaborar este projeto de lei para que isso possa ser neutralizado em nossa cidade. Vivemos momento de dificuldade financeira devido a roubos e mais roubos. Esta lei garante a transparência e aumenta ainda mais a confiança na gestão pública”, disse o vereador.
O texto da lei ainda diz que as empresas que celebrem acordo de leniência, após o cumprimento das sanções previstas na Lei Federal nº 12.846/13, especialmente o pagamento de multa pelos atos ilícitos praticados, terão suspensa a vedação prevista no art. 1º desta Lei.
O PSDB homologou ontem (29) os candidatos do partido às eleições majoritárias e proporcionais deste ano. Dos nove candidatos à Assembleia Legislativa, oito disputam à reeleição. Para o senado, o nome do ex-governador Geraldo Melo. Para a Câmara Federal, Rogério Marinho.
E para governador, os tucanos bateram o martelo em apoio à reeleição do governador Robinson Faria (PSD).
O Avante promoveu uma grande convenção em ritmo de festa e com o tom de uma grande convocação para o novo momento na política. A presidente estadual da legenda e pré-candidata a deputada federal, Karla Veruska lembrou da fase de pré-campanha, das dezenas de visitas aos amigos, do trabalho e da emoção de ver que o povo potiguar quer construir um novo momento na política.
“Percorri, nesses cinco meses, desde que me tornei presidente do Avante, todas as regiões do Estado. Reencontrei amigos e fiz muitos amigos. E em todos vi o desejo e sonho comum de construirmos juntos um novo momento para o nosso Estado, por isso que aqui estou, pronta para lutarmos juntos por um mandato de deputada federal”, destacou.
Karla Veruska ressaltou que seus pilares de trabalho na Câmara dos Deputados serão projetos de incentivo a geração de emprego, ações que garantam melhor qualidade na rede pública de saúde e políticas públicas para as mulheres. “Hoje a mulher ocupa apenas 10% das vagas no Congresso Nacional. A melhor pessoa para lutar e propor projetos próprios para as mulheres é a própria mulher”, disse Karla Veruska.
A presidente estadual do Avante lembrou da decisão de entrar na disputa para deputada federal. “Quando fui convidada para ser candidata a deputada federal não resisti, aceitei de pronto. Porque meu sentimento é semelhante ao de todos vocês: precisamos de nomes novos na nossa bancada federal, precisamos de gente que faça a diferença, pessoas comprometidas com as causas do aguerrido povo potiguar”, afirmou.
Karla Veruska finalizou o discurso com uma grande convocação: “o tempo é agora, a hora é de luta, de união pelo bem comum do nosso povo”.
Na tarde desta sábado (28), em evento marcante, Kleber Rodrigues e os demais candidatos que formam o G7 tiveram suas candidaturas homologadas na convenção da Coligação Avança RN, unindo o Avante e outros seis partidos no mesmo palanque.
Vindo de uma caminhada longa de 12 meses, visitando cidades, conhecendo amigos e fazendo uma pré-campanha de dá inveja, Kleber chegou ao Clube Kintal II, Zona Norte de Natal, ovacionado por amigos e correligionários e fez um discurso emocionado, pregando união e positividade: "Vamos caminhar de mãos dadas juntos, para criarmos um estado bem melhor e um estado que seja digno para todos", palavras do empresário de sucesso e filho do prefeito Severino Rodrigues, um dos gestores mais bem avaliadas do estado.
Agora começa um novo momento, os candidatos vão preparar suas equipes para criação das contas de campanha, organizar matérias publicitários e conquistar cada vez mais espaço.
Sexta-feira, 03 de agosto, o Teatro Municipal de Parnamirim recebe mais uma edição do projeto “Sexta do Riso”, desta vez sobe no palco o humorista "SEU BOTELHO" diretamente de Recife-PE. Na mesma noite teremos a participação da nova revelação do humor potiguar "ZÉ RUFINO".
Então venha prestigiar mais um espetáculo que promete muitas gargalhadas, a partir das 20h.
Vendas antecipadas com preço promocional na loja Sport Sempre ao preço de R$ 10,00 (dez reais).
Classificação: 14 anos
Mais informações: 3645-9067
A “Sexta do Riso” tem a produção da @brinquedosebrincadeiras
Nas páginas seguintes, VEJA apresenta os resultados de uma pesquisa realizada pelo Ideia Big Data, que ouviu 2 036 eleitores em todo o país entre 20 e 23 de julho. Há dois fenômenos na massa de números. O primeiro mostra que o ex-presidente Lula continua com uma força eleitoral extraordinária. Além de liderar a pesquisa mesmo na cadeia — tem 29% dos votos —, Lula poderá indicar qualquer nome em seu lugar, e seu poste já começa a disputa com 9%, um índice que, dada a enorme fragmentação de candidatos, é bastante competitivo. O segundo fenômeno é Jair Bolsonaro, o candidato que não tem partido grande, nem aliados fortes, nem dinheiro, nem tempo de TV, mas permanece firme e forte — e ainda apresenta um leve crescimento na intenção de voto espontânea, um indicador que demonstra o bom nível de convicção do seu eleitorado.
O peso de Lula na eleição não é exatamente uma novidade, ainda que possa surpreender num pleito em que a corrupção aparece como um dos temas mais caros ao eleitorado nacional, mas a solidez crescente de Bolsonaro, essa sim, põe o país diante de um novo desafio. Bolsonaro é um político profissional — está na área há trinta anos e exerce seu sétimo mandato como deputado federal — com uma atuação singularmente inexpressiva. Esteve, nesses anos todos, perdido no baixo clero do Congresso, e só se destacava, de vez em quando, por declarações em que fazia questão de mostrar-se duro ou debochado com gays, negros, mulheres, imigrantes e tudo o que diz respeito a direitos humanos. Nesse aspecto, a eleição de Bolsonaro seria um enorme retrocesso.
Talvez sua característica mais desanimadora seja ter construído uma carreira política defendendo ideias econômicas que agora insinua renegar. Bolsonaro sempre foi um estadista, simpático ao protecionismo comercial, desconfiado do capital estrangeiro. Agora, sob a orientação do economista Paulo Guedes, seu assessor econômico e futuro ministro da Fazenda em caso de vitória, ele tenta apresentar-se como outro. Fala em privatização e até defende uma reforma da Previdência, da qual era contra, mas foge do debate econômico. Diz que não entende do assunto, que se cercará dos melhores nomes — algum candidato diz que se cercará dos piores? — e encerra a questão. Nesse aspecto, a eleição de Bolsonaro seria uma incógnita.
Sendo um retrocesso na área de comportamento e uma incógnita no campo econômico, Bolsonaro é uma ameaça real e crescente. Seu eleitorado — o grosso nascido depois de 1985, já na democracia — ainda consiste em uma porção minoritária da população. Nada menos que 43% dos brasileiros, diz a pesquisa do Ideia Big Data, ainda não têm candidato. O futuro do país está nas mãos deles.
Reunido com lideranças da cidade de Areia Branca/RN, na manhã desta quinta (26) o Médico e Pré-candidato a Deputado Estadual, Dr. Bernardo Amorim, conquistou apoios fundamentais na corrida por uma vaga na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.
A atual prefeita do município litorâneo, Iraneide Rebouças, o atual Presidente da Câmara de Vereadores, Kinho de Berguinho, os ex-Prefeitos José Alfredo Rebouças e o Dr. Ruidenberg (Dr. Berguinho), declararam apoio à Dr. Bernardo. Essa pode ser considerada uma conquista grandiosa para as eleições 2018, tendo em vista que Areia Branca (20.431 eleitores) é o quarto maior colégio eleitoral de toda a região, segundo dados do TRE – Tribunal Superior Eleitoral, ficando atrás apenas de Mossoró (174.189), Assú (41.799) e Apodi (26.886).
O encontro de políticos contou ainda com a presença de outras lideranças da região litorânea. O vereador Alexandre De Laires, da cidade de Grossos, e Ângelo Bio da cidade de Serra do Mel, vêm a somar mais forças pelo projeto eleitoral de Dr. Bernardo dentro da região da Costa Branca.
“Temos um longo desafio pela frente! Não será fácil enfrentar uma eleição pelas atuais circunstâncias que a política enfrenta. Porém, são apoios como estes que nos garante uma excelente base para enfrentarmos um pleito eleitoral muito bem fortalecidos.”, disse o médico Dr. Bernardo Amorim, motivado pelos apoios firmados.
O pré candidato a deputado estadual Kléber Rodrigues esteve em visita pelo Seridó do estado nesta quinta feira (26). Kleber visitou a tradicional feirinha de Sant'Ana em Caicó, onde foi recebido por amigos e correligionários. De Caicó seguiu para Currais Novos e acompanhou, ao lado do amigo Itamar, liderança na Cidade, a procissão de Sant'Ana, uma tradição religiosa que reúne fiéis de todo o estado.
Kleber retorna à Natal, onde participará de um evento na AABB nesta sexta e no sábado será o grande dia da homologação de sua candidatura, na Convenção do Avante.
Entenda:
O Ministério Público do Rio Grande do Norte, através da promotora de Defesa do Patrimônio Público, Patrícia Nunes Martins abriu uma investigação contra deputados estaduais por “supostas irregularidades em gastos com combustíveis”. Os inquéritos civis têm até agora como investigados os parlamentares Nélter Queiroz (MDB), Hermano Morais (MDB), José Adécio (DEM) e Cristiane Dantas (PPL).
A investigação compreende os anos de 2015 a 2018 e sua base legal faz referência a improbidade administrativa. De acordo com a assessoria do Ministério Público, não há outras informações a passar, pois os inquéritos civis foram instaurados semana passada. As portarias que tornaram as investigações oficiais foram publicadas na sexta-feira (20), no sábado (21) e nesta terça-feira (24).
Portal da Transparência
De acordo com levantamento feito junto ao portal da Transparência da Assembleia Legislativa, o gabinete do deputado Nélter Queiroz gastou com combustíveis, de janeiro a maio de 2018, um total de R$ 22.510,02. O gabinete de Hermano Morais, pelo mesmo período, usou R$ 21.521,00. Já os gabinetes de José Adécio e Cristiane Dantas gastaram R$ 18.806,81 e 17.910,54, respectivamente.
De acordo com esses totais, se todos esses recursos tiverem sido aplicados apenas em combustível, o gabinete de Nélter Queiroz adquiriu em cinco meses o equivalente a 6.566,51 litros de óleo diesel comum. Em geral os veículos dos deputados usam esse tipo de combustível. Esse valor leva em consideração a média do preço do litro para o óleo diesel comum (R$ 3,428) de acordo a mais recente pesquisa do Procon de Natal. Importante ressaltar que Em geral, os gabinetes têm mais de um veículo à disposição.
Já o gabinete de Hermano Morais teria adquirido 6.278 litros, enquanto o de José Adécio teria obtido 5.486,23 litros. Já o gabinete da deputada Cristiane Dantas teria adquirido 5224,77 litros de óleo diesel. Levando em conta que um carro médio pode fazer de 25 a 30 quilômetros com um litro de diesel, cada deputado investigado poderia rodar, em média, nesses cinco meses um total de 91.653,7 quilômetros por mês.
Para dar uma ideia do que representa essa distância, basta citar que do litoral de Touros, no Rio Grande do Norte ao litoral de Vila do Bispo, em Portugal, a distância é de 5.486 quilômetros. Ou seja, hipoteticamente, se houvesse uma estrada, os deputados poderiam fazer essa distância pelo menos 16 vezes por mês, em média.
Há uma outra forma de demonstrar esses gastos que serão analisados nessa investigação contra deputados. De janeiro até o dia 31 de maio transcorreram 151 dias este ano. Com base nesse dado, o gabinete parlamentar do deputado Nélter Queiroz gastou com combustíveis e lubrificantes um total de R$ 149,07 por dia; o gabinete de Hermano Morais gastou R$ 142,52; de José Adécio R$ 124,54 e o de Cristiane Dantas R$ 118,61.
Caso esse dinheiro fosse todo usado apenas para combustível (excluindo gastos com (lubrificantes), esses gastos equivalem a 43,4 litros de diesel por dia para o gabinete de Nélter Queiroz; 41,5 litros para Hermano Morais; 36,3 litros para José Adécio e Cristiane Dantas 34,60 litros. Com esses totais, seria possível rodar por dia, em média, 973,5 quilômetros.
Brasileiros que estiverem em situações de risco em viagens da Uber poderão acionar a polícia rapidamente por meio de um botão no aplicativo. A função pode ser facilmente acessada a partir da tela inicial e deverá estar disponível para todos os usuários até o final de agosto.
Um novo ícone de escudo passa a surgir no canto inferior direito do aplicativo. Ao clicar nele, o usuário será encaminhado para uma nova página onde vai se deparar com três opções – contatos de confiança, ligar para a polícia, dicas e políticas de segurança da Uber.
Organizado pelo Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade), o concurso público para policiais militares do Rio Grande do Norte está com inscrições abertas. Com taxa de R$ 100 e inscrição pelo site ou aplicativo do Ibade, os cadastros seguem até dia 13 de agosto de 2018.
Os candidatos que se inscreverem para o certame, cuja prova está prevista para 23 de setembro, irão disputar por 938 vagas para o sexo masculino e 62 vagas para o sexo feminino, ambas de nível superior e faixa etária entre 21 e 30 anos, para compor o quadro de Praças da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte.
O prefeito do município de Espírito Santo, Fernando Teixeira (PSDB), anunciou que está com o governador Robinson Faria para as eleições de 2018. Fernando esteve com Robinson e confirmou seu apoio à reeleição.
O ex-prefeito de Várzea, Antônio Genival, também anunciou apoio à pré-candidatura do governador Robinson Faria, em encontro na sede do diretório estadual do PSD.
Fonte: Blog da Khielly
O senador Garibaldi Filho (MDB-RN) é o mais atuante entre os senadores do Rio Grande do Norte e o terceiro entre os representantes do Senado Federal, segundo a ONG Ranking dos Políticos (www.politicos.org.br). A pontuação dos políticos é definida de acordo com os dados obtidos sobre gastos, assiduidade, fidelidade partidária e processos judiciais.
Em maio, Garibaldi já tinha sido classificado entre os mais atuantes do Brasil, com um total de 382 pontos. Com a atualização, ele passou para 479 pontos, sendo 455 de qualidade legislativa. Se comparado com todos os representantes do Congresso Nacional, entre deputados federais e senadores, Garibaldi aparece em 26º colocado.
“Fico feliz com este resultado que é o reconhecimento do nosso mandato e trabalho no Senado Federal, acompanhado de perto pelo cidadão, com transparência e acesso à informação. O ranking é uma ferramenta que auxilia no exercício da democracia”, disse o senador.
Pássaros silvestres estão morrendo em municípios baianos, preocupando as autoridades locais, que já identificaram o vírus que atinge as aves e pode contaminar humanos. Fontes do Companhia da Notícia revelam que casos semelhantes teriam sido registrados no Seridó potiguar e citam como exemplo o município de Parelhas.
O governador Robinson Faria recebeu esta semana o apoio para sua pré-candidatura à reeleição de lideranças dos municípios de Pedro Avelino e Afonso Bezerra.
O presidente da Câmara Municipal de Pedro Avelino, Chico Hélio, que é ex-prefeito do município; o vereador Brunno Teodoro, duas vezes mais votado da cidade e o coordenador federal da Pesca, Licio Luan, liderança local estiveram com o governador e confirmaram apoio.
Também se reuniram com Robinson para anunciar apoio ao seu projeto político o presidente da Câmara Municipal de Afonso Bezerra, Jerry Almeida; o vereador Igor de Alarizo e seu pai, o ex-vereador Alarizo Júnior.
Os dois grupos estiveram com o governador acompanhados do pré-candidato a deputado estadual, Gustavo Costa.
O Deputado Federal, pré-candidato ao Senado, Antônio Jácome esteve em Caicó, visitando a Feirinha de Santana. Jácome (Podemos) pousou para fotos com amigos durante a visita. (Imagens de Jusiel)
Volta o jogo.
Comenta-se por aí que o vice-governador Fábio Dantas, que anunciou sua desistência de disputar o governo, poderá disputar uma vaga na AL. Caso a informação seja verídica e, segundo a fonte, é sim verdadeira, então Cristiane Dantas(PPL) abriria mão da disputa e passaria novamente o bastão ao seu esposo. Mas como todo fato precisa de um argumento, Cristiane já estaria sendo preparada para a substituição de seu sogro, o prefeito Arlindo Dantas de São José de Mipibú, que não poderá mais concorrer às eleições municipais em 2020.
É mais um jogo de cadeiras da família Dantas.
O governador Robinson Faria (PSD), pré-candidato à reeleição, usou as redes sociais nesta terça-feira, 24, para convidar filiados à legenda, simpatizantes, amigos e a população em geral, para participar da Convenção do Partido, denominada de ‘Festa da Democracia’, que acontecerá no dia 05 de agosto, um domingo, a partir das 9h.
O ato político acontecerá no Complexo Cultural da UERN, Zona Norte de Natal.
“Vamos dialogar e fortalecer o nosso trabalho por um estado cada vez mais justo. Conto com a presença de todos vocês. Até lá!”, escreveu o governador.
No próximo domingo (29), a partir das 8h, no Hotel Holiday Inn, próximo ao Arena das Dunas, o PSDB vai homologar em convenção estadual a maior chapa proporcional desta eleição. Os nomes filiados ao PSDB estão atuando em todas as regiões do Rio Grande do Norte, fortalecendo a disputa tanto para deputado estadual, como também para a Câmara dos Deputados.
O partido é representado pela liderança do deputado Tomba Farias, na região Trairi. Gustavo Carvalho reúne apoio no Potengi e Grande Natal. Gustavo Fernandes e Raimundo Fernandes no Alto Oeste. Larissa Rosado no Oeste/Mossoró. Márcia Maia na Grande Natal e demais regiões. José Dias no Agreste, Mato Grande, Vale do Açu e Natal. O jovem médico Tiago Almeida sai bem posicionado do Seridó. E Ezequiel Ferreira de Souza tem atuação no Seridó, Grande Natal, Agreste, Trairi-Potengi, Mato Grande e Região Salineira.
Para a Câmara dos Deputados, além do atuante Rogério Marinho, hoje único deputado federal do PSDB potiguar, o partido também tem no nome da mossoroense Sandra Rosado, uma aposta para 2018. Sandra já foi deputada federal por três vezes. Rogério sai fortalecido da Grande Natal e ampliou apoios no Agreste, Central, Trairi-Potengi, além do Mato Grande e Seridó. Já Sandra Rosado que tem bases em Mossoró, amplia apoios no Alto, Médio e Oeste Potiguar, além do Vale do Açu e Região Salineira.
Hoje a maior bancada na Assembleia Legislativa é do PSDB, além da presidência da Casa, que é do próprio Ezequiel Ferreira. Possui, ainda, 33 prefeitos e vices, 109 vereadores e está presente com diretórios municipais em 150 cidades das 167 do Estado. “Crescemos enquanto legenda. Fato conquistado nas eleições de 2016 e reconhecido nacionalmente. Até o pleito de 2018, unidos com os anseios da população, vamos construindo o partido que queremos, pensando em novas bandeiras para o Rio Grande do Norte e para um novo Brasil”, avaliou Ezequiel, que espera a formulação de um conteúdo programático.
Caberá aos convencionais do PSDB: A escolha de candidaturas do partido para as eleições gerais 2018, na esfera estadual; definir a nominata que irá compor a(s) coligação(ões) proporcional(is), composta por candidatos a Deputado Federal e Deputado Estadual; escolher candidatos a Senador e suplente de Senador; definir as coligações majoritária e proporcional; denominar as coligações; representantes de Coligações e demais matérias pertinentes a eleição 2018.
O partido AVANTE marcou para o próximo sábado (28) sua Convenção Partidária. O evento será realizado no Clube Kintal II, Zona Norte de Natal, com previsão de início às 9 da manhã. Acompanhe abaixo o convite do partido:
Quem está a procura de um curso de qualificação, deseja aumentar suas chances na disputa por uma vaga no mercado de trabalho ou busca um incentivo ao empreendedorismo já pode se preparar. A partir de 1º de agosto até a quarta-feira (08/08), das 08h30 às 16h30, a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), vai abrir inscrições para os Cursos Gratuitos de Qualificação Profissional.
São 231 vagas distribuídas nos cursos de Iniciação à Informática; Operador de Micro; Vendas; Almoxarifado; Design de Sobrancelhas; Corte de Cabelo; Escovas e Penteados; Qualidade no Atendimento; Biscuit; Crochê no Grampo; Repositor de Mercadorias; Recepcionista; Promotor de Vendas; Confecção de Vassouras em Garrafa Peti, destinadas às pessoas que encontram-se em situação de desemprego, jovens (a partir de 15 anos) e idosos que almejam a inserção no mercado de trabalho.
Além dessas, a Prefeitura também vai abrir mais 300 vagas para usuários da rede socioassistencial (acompanhados pelas unidades descentralizadas da Semtas).
Administrados pelo Departamento de Desenvolvimento e Qualificação Profissional (DDQP), os cursos têm a carga horária composta por até 200 horas/aulas, nos turnos da manhã e da tarde.
No ato da inscrição é necessário levar:
Identidade
CPF
PIS
NIS (Número de Inscrição Social)
Carteira de Trabalho
Comprovante de Residência (últimos dois meses)
Comprovante de Escolaridade
Comprovação de Conhecimentos Técnicos (se o curso exigir).
Agência Brasil
O Ministério do Trabalho e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos vão firmar, nos próximos dias, acordo de cooperação técnica para emissão da carteira de trabalho e previdência social nas unidades da empresa. Pelo acordo, que foi anunciado nesta segunda-feira, 23, o projeto piloto será implantado nos próximos 30 dias no estado de São Paulo.
Segundo o secretário executivo substituto do Ministério do Trabalho, Admilson Moreira, a iniciativa tem o objetivo de descentralizar a emissão da carteira de trabalho manual e informatizada e de levar o serviço para mais perto da população. “O propósito da parceria é oferecer um serviço mais ágil e acessível ao trabalhador”, disse Moreira.
De acordo com o ministério, de janeiro a maio deste ano, foram emitidas mais de 2,3 milhões de carteiras de trabalho no país, das quais 580 mil no estado de São Paulo.
O serviço de emissão de carteiras está disponível nas unidades ligadas ao Ministério do Trabalho e em unidades descentralizadas espalhadas pelo país, por meio de parcerias com estados e municípios. A rede conta com cerca de 2,1 mil postos de atendimento.
Matéria: Wendel Costa
O pré-candidato a deputado estadual Kleber Rodrigues (Avante) fez uma extensa caminhada no último final de semana, passando desde a Grande Natal até a Região Seridó do estado.
Kleber visitou amigos e políticos correligionários em Canguaretama, Pedro Velho, Montanhas, Currais Novos, Brejinho, Lagoa D'anta e Macaíba. A pré-campanha se intensificam cada dia mais, no próximo final de semana acontecerá a Convenção Partidária do Avante na Zona Norte de Natal, onde Kleber deverá ter sua candidatura homologada.
O pré-candidato ao governo, Carlos Eduardo Alves (aqui apresentado apenas como exemplo do que está por vir) iniciou oficialmente sua caminhada eleitoral na Cidade de Parnamirim, onde seu pai Agnelo Alves foi prefeito por dois mandatos. Em seu discurso o ex-prefeito de Natal disse: “No interior, alguns me perguntam: Carlos, como será sua vida em Parnamirim sem prefeito, ex-prefeitos, lideranças. Respondo: Sou filho de Agnelo, sou filho de Parnamirim, tenho o povo comigo!"
Com discurso de ataque a gestão atual do prefeito Taveira, que não acompanhará o palanque dos Alves, Carlos vez uma amostra de como deverá ser a campanha deste ano, com ataques aos adversários e falta de argumentos convincentes que façam a população acreditar em algo que os candidatos irão falar. A verdade é que a população está desconfiada, desiludida e nenhum dos candidatos ao governo deste ano representa alguma mudança para o nosso estado, esta é a verdade.
O agricultor caicoense Cição Bandido deixou o PRB e agora está filiado ao Avante. Cição confirmou que vai disputar uma vaga na Assembléia Legislativa e fará dobradinha, em todo o Seridó, com a esposa do presidente da Câmara de Natal, Raniere Barbosa, Karla Veruska, pré-candidata a deputada federal. Desde que entrou para a vida pública, Cição já esteve filiado ao DEM, PHS, PC do B e PRB e seu jeito polêmico de tratar a política lhe rendeu a admiração de seu grande número de seguidores.
Nutricionista dá dicas para começar a ter uma alimentação mais saudável
Mudar a alimentação não é uma tarefa fácil. Nós do Sua Corrida, com a ajuda da nutricionista esportiva Nathalia Todesco Fiori, do Núcleo Amaral & Fiori, em São Paulo, listamos algumas dicas para você começar a comer mais saudável.
Confira:
Comprometa-se
“É preciso estar 100% empenhado na mudança e saber que ela só depende de você”, afirma a especialista.
Registre o que come
Colocando em uma espécie de diário alimentar tudo o que consome (comida e bebida) nas refeições principais e entre elas permite uma melhor consciência das suas escolhas e do que pode ser trocado ou reduzido.
Fuja dos industrializados
Barra de cereal, macarrão instantâneo, molho enlatado, biscoito recheado, frios embutidos, entre muitos outros produtos industrializados, são ricos em calorias vazias – além de sódio e conservantes. Prefira sempre alimentos naturais e frescos.
Fracione as refeições
Fazer lanches entre o café da manhã, o almoço e o jantar é a saída para diminuir o intervalo entre as refeições e manter o metabolismo sempre ativo.
Prepare suas refeições
Por causa da rotina corrida, criar o hábito de levar comida para o trabalho pode ser uma tarefa difícil. Mas vale a pena. Assim, você controla a quantidade de sal e gordura usados no preparo, assim como o tamanho da porção ingerida.
Monte um prato colorido
Pense assim: quanto mais cores, maior será a oferta de nutrientes essenciais à saúde. “Metade do prato deve conter legumes e verduras, ¼ de carboidrato integral e feijão (ou outra leguminosa, como lentilha, ervilha ou grão-de-bico) e ¼ de proteína (peixe, frango, carne vermelha ou ovo)”, comenta Nathalia.
Reduza o açúcar e carboidratos simples
Pão francês, arroz branco, pizza e massas feitas com farinha branca levam a picos de açúcar na corrente sanguínea e detonam a fome logo após a refeição. Na hora da sobremesa ou de adoçar o cafezinho, troque o açúcar refinado pelo mascavo, demerara ou mel. “Adoçantes são indicados apenas para diabéticos e pessoas com outras restrições de saúde.”
Aposte nos integrais
Arroz, pães e macarrões feitos com farinha 100% integral contêm fibras importantes para reduzir a absorção de gordura pelo organismo e prolongar a saciedade (fazendo você comer menos).
Corte o sal…
Aposte em ervas frescas, sal marinho ou rosa e limão para realçar o sabor da comida e substituir o sal de mesa – assim como temperos e molhos prontos.
…E o óleo também
“Utilize o mínimo possível na hora de preparar as refeições e adote as opções mais saudáveis, como o óleo de coco/de girassol e azeite de oliva extravirgem”, recomenda Nathalia. Para temperar a salada e finalizar pratos frios, conte também com óleos de semente de linhaça ou gergelim.
Dispense frituras
Esse tipo de preparação possui características inflamatórias, o que favorece o acúmulo de gordura abdominal e prejudica a absorção de nutrientes dos alimentos – desencadeando uma série de outros problemas.
Busque o ambiente ideal
Não basta a comida estar gostosa. É preciso também que a atmosfera em aque você come seja agradável, o que se reflete em mais calma na hora das refeições e controle diante do prato.
Escolha as bebidas certas
Esqueça sucos em pó, néctares em caixinha e refrigerantes. “Prefira sucos de frutas naturais e até polpas congeladas”, fala a nutricionista. E água, é claro – pelo menos 1,5 litro por dia.
O chulé de um passageiro fez um motorista capotar o ônibus que conduzia numa estrada da região de Siaya, no Quênia. De acordo com o jornal local The Star, o acidente deixou 42 pessoas feridas e 1 morta.
Thomas Ajua, um dos passageiros, disse que o condutor perdeu a concentração ao discutir com o mecânico do veículo sobre o chulé exalado por ele.
“A última coisa que vi foi o mecânico dando ao motorista um sapato para cheirar, então ouvi um estrondo antes de acordar no hospital”, relatou Ajua.
Testemunhas afirmaram que o ônibus chegou a sair da estrada antes de capotar.
A comandante de tráfego do distrito de Siaya, Margaret Kariuki, informou que dois passageiros estão em estado crítico.
Segundo Margaret, o ônibus, com destino à capital Nairóbi, transportava 16 homens, 17 mulheres e 11 crianças; 44 pessoas contando com o motorista.
Até o momento, tanto o motorista quanto o mecânico responsável pelo chulé estão desaparecidos.
A polícia ainda busca a dupla e fez um alerta aos motoristas para que observem com atenção às leis de trânsito e evitem acidentes.
*Via R7
Publicitária, com especialização em marketing, Tecnologia da Informação e Varejo, com experiência de 20 anos em gestão privada. Esta é Alayde Passaia, mais uma aposta do Partido Novo no RN para a disputa a uma das vagas de deputado federal desse ano. Alayde é mãe de três filhos que, segundo ela mesma, são as suas motivações para entrar para a política.
"Quando votamos branco ou nulo, apenas estamos dando oportunidade para os que lá estão, os que usam o dinheiro público, nosso dinheiro, para se perpetuarem no poder. Eles têm as máquinas partidárias nas mãos. Se você quer a verdadeira mudança, precisa passar a votar diferente". Afirma Alayde.
Entusiasmada, alegre e atenta, Alayde espera em breve percorrer grande parte do RN para falar de sua pré-candidatura e poder levar a mensagem de seu partido para os potiguares.
Alayde acredita que o empreendedorismo e a educação de base serão as molas mestras para a retomada do crescimento e desenvolvimento do Brasil, então porque não juntar as duas e proporcionar esta chance ao país?
"Acredito que as escolas de base deveriam proporcionar matérias voltadas a como os jovens empreenderem, tais como educação financeira e o próprio empreendedorismo, não deixando que, quando formados, estes jovens sejam simplesmente jogados no mercado de trabalho, sem qualquer base para gerar sua própria renda", diz a pré candidata.
Caso eleita, a empresária liberal afirma que vai abrir mão de pelo menos metade das verbas a que um deputado tem direito para gastos com gabinete e assessores, além de trabalhar para revogar leis que travam o Brasil e o impede de crescer.
Os recursos necessários para a conclusão da barragem de Oiticica, na região Seridó potiguar, foram garantidos na quarta-feira (11) pelo Ministério da Integração Nacional. Mais R$ 239 milhões serão disponibilizados ao Governo do Rio Grande do Norte. O dinheiro vai ser liberado de acordo com o avanço das obras, totalizando R$ 550 milhões. No entanto, a barragem só deve ser concluída em 2019.
As obras deveriam terminar ainda este ano. Contudo, na manhã desta quinta-feira (12), a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) confirmou ao G1 que os recursos iniciais não foram suficientes. "Serviços e estudos complementares que não estavam previstos no projeto original apareceram", explicou o secretário Mairton França. Os recursos foram solicitados ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão e a iniciativa foi baseada na recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU).
Oiticica fica no município de Jucurutu, distante 260 quilômetros de Natal. Quando pronta, beneficiará aproximadamente 330 mil pessoas com oferta de água nas regiões do Seridó, Vale do Açu e região Central. Com capacidade para 560 milhões de metros cúbicos de água, será o terceiro maior reservatório do estado. A barragem vai receber águas do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco.
A barragem foi idealizada há quase 70 anos, mas só começou a ser construída em 2013. Inicialmente, tinha previsão de conclusão para 2015. Quando pronta, Oiticica terá uma extensão de 7 quilômetros. O paredão principal, de concreto compactado a rolo, tem cerca de 4,5 km de extensão.
Histórico de atrasos
A barragem de Oiticica passou por inúmeras etapas e estudos de viabilidade. A primeira delas teve início em 1950 pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, o Dnocs. A segunda, teve início em 1989, realizado por um convênio entre o governo do Rio Grande do Norte e o próprio Dnocs, tendo sido novamente paralisada em 1993..
Os estudos foram novamente recomeçados e o projeto, que até então previa um reservatório com 1 bilhão de metros cúbicos de capacidade, beneficiando municípios potiguares e também algumas cidades da Paraíba, foi alterado. Foi quando a barragem passou a contar com a metade da capacidade original. Em 2007, após licitação para a escolha da empreiteira que deveria transformar o sonho em realidade, o Tribunal de Contas da União contestou o resultado da licitação por enxergar irregularidades no processo.
Em 2013, Oiticica foi desengavetada e incluída no Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC 2, passando a beneficiar apenas municípios do RN. Naquele ano, então, as obras finalmente foram iniciadas. Na ápoca, a previsão era de que o reservatório fosse inaugurado em dois anos. Porém, as constantes interrupções em razão dos retardos e queda dos valores, além da falta de solução para os projetos sociais (desapropriações, cemitério e novas moradias) levou a quatro paralisações por parte de um movimento que representa os moradores da região, atrasando a construção.
Três contratos garantem a execução das obras. Segundo a Semarh, a parede da barragem é de responsabilidade do consórcio EIT/Encalso. Já a construção da Nova Barra de Santana, está por conta do consórcio Solo Moveterras/Consbrasil. E ainda tem a KL Consultoria, empresa contratada para cuidar dos estudos, projetos executivos, supervisão e acompanhamento das obras.
A construção demanda a desapropriação de terras e a construção de praticamente uma nova cidade. Na Nova Barra de Santana, irão morar cerca de 1.500 pessoas.
G1/RN
Na corrida pelos prazos da Justiça Eleitoral, o governador Robinson Faria realizou na semana passada, mais precisamente na quinta-feira (05) a entrega de uma obra inacabada, o viaduto da Redinha. E o resultado podemos ver na imagem tirada por um morador.
Após três dias de resgate, 12 meninos e o seu técnico de futebol foram retirados, da caverna Tham Luang, no norte da Tailândia, e passam bem. A operação desta terça-feira (10) foi a mais desafiadora, porque chovia e o número de resgatados foi superior ao das missões anteriores.
Oito crianças – em dois grupos de quatro pessoas – já tinham sido resgatadas desde o começo das operações, no domingo (8).
De acordo com o jornal “The Guardian”, prosseguem os trabalhos para a retirada de um médico e três fuzileiros navais que entraram na cavidade subterrânea para dar assistência ao grupo.
Houve uma certa demora em transferir os meninos da entrada da caverna para o helicóptero, mas três ambulâncias já deixaram o local, de acordo com a BBC.
O primeiro-ministro tailandês, Prayut Chan-o-chau, afirmou que os meninos receberam ansiolíticos antes de serem levados à superfície, segundo o “The Guardian”. Nos últimos dias, resgatados foram vistos chegar à superfície em macas.
As oito primeiras crianças trazidas para a superfície estão internadas no hospital da província de Chiang Rai, que fica a cerca de 70 km da caverna, mas passam bem. Elas estão em quarentena para evitar alguma infecção já que a saúde do grupo ficou fragilizada por um longo período de jejum forçado.
Em encontro com lideranças, o presidente da Câmara de Natal, Ranieri Barbosa disse que, o Avante, partido o qual sua esposa Karla Veruska hoje é a presidente estadual, tem sido muito desejado por outros partidos, de olho nas coligações, chamando-o (o partido) até de princesinha dos partidos.
O partido é novo, tem nomes novos, nenhum dos pré-candidatos tem mandato e o nome da legenda tem crescido muito ultimamente, chamando a atenção dos partidos maiores que sofrem grande rejeição do eleitor, por terem em sua composição nomes já bem desgastados na política potiguar.
Além de Karla, que deverá disputar uma das vagas de federal, nomes como do médico Dr. Bernardo, os empresários Edílio Lobo e Kleber Rodrigues além de outros nomes fortes, entrarão na disputa pelas vagas na Assembleia Legislativa. O Avante ainda está decidindo seus rumos nas alianças estaduais.