A prefeitura de Monte Alegre/RN, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, está realizando a ampliação e melhoria na rede de água nas Comunidades Rurais. O trabalho está acontecendo atualmente na Comunidade do Carrasco e deverá atender outras comunidades. O secretário Geraldo Pires está acompanhando de perto as obras.
A população mipibuense cresceu mais de 4 mil habitantes de 2010 para 2019, de acordo com levantamento do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas. Localizada no Litoral Agreste do Estado, São José de Mipibú foi uma das cidades que mais cresceu na região, foi de 39.776 para 43.899, um aumento significativo na economia do município.
A taxa de desemprego no Brasil caiu para 11,8% no trimestre encerrado em julho, atingindo 12,6 milhões de pessoas, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Trata-se da quarta queda seguida na comparação com o mês anterior, e representa recuo também em relação ao mesmo período de 2018, quando a taxa foi de 12,3%.
O número de desempregados diminuiu 4,6% (menos 609 mil pessoas) em 3 meses e caiu 2% (menos 258 mil) em relação a igual período de 2018.
A população ocupada no país somou 93,6 milhões de pessoas em julho, o que representa uma alta de 2,4% (mais 2.218 mil pessoas) na comparação como o mesmo período de 2018. Trata-se também da maior população ocupada já registrada pela pesquisa.
12.481 é o número de habitantes da pacata cidade de Vera Cruz, no Agreste Potiguar, segundo último levantamento do IBGE, realizado no CENSO de 2017 e divulgado esta semana.
No CENSO de 2010, o município estimou 10.719 habitantes, crescendo em 9 anos, 1.762 cidadãos. O levantamento foi feito em 2017, no entanto as estimativas são referentes a 1º de Julho de 2019. O levantamento geral de todas as cidades brasileiras está no portal do IBGE.
A população de Monte Alegre, no Agreste do Rio Grande do Norte foi estimada em 22.451 habitantes, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada esta semana. No último censo (2010) a população era de 20.685 pessoas. Um aumento de 8.55%.
A população do Rio Grande do Norte foi estimada em 3.506.853 habitantes. O número representa um aumento de 0,80% em relação ao que havia sido estimado pelo IBGE em 2018, quando o total de habitantes no RN era de 3.479.010 de pessoas.
Natal é a cidade com o maior número de habitantes (884.122), seguida de Mossoró (297.378) e Parnamirim (261.469). Já Viçosa é o município com o menor número de habitantes (1.718).
O levantamento aponta ainda que o Brasil tem 210,1 milhões de habitantes em 5.570 municípios. O número representa um aumento de 0,79% na comparação com a população estimada do ano passado. Em 2018, o IBGE estimou um total de 208,5 milhões pessoas.
O Rio Grande do Norte registra atualmente uma população estimada em 3.506.853 de pessoas. O número foi divulgado nesta quarta-feira, 28, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com as estimativas da população para estados e municípios, com data de referência em 1º de julho de 2019, o Rio Grande do Norte teve um acréscimo de 0,79% no número de habitantes em relação ao ano de 2018. No ano passado, segundo o IBGE, eram 3.479.010 de potiguares.
Capital do estado, Natal, registra a maior população entre as cidades potiguares, com 884.122 habitantes. Já o município de Viçosa, na região Oeste potiguar, soma o menor contingente populacional, com 1.718 pessoas.
Ainda de acordo com o IBGE, o Brasil tem uma população total de 210.147.125 pessoas. Em 1º de julho do ano passado, o número era de 208.494.900. O crescimento absoluto da população em um ano foi 1.652.225 pessoas, o que representa aumento de 0,79%.
O estado com a menor população continua a ser Roraima, que chegou a 605.761. A maior população se encontra em São Paulo, com 45.919.049 pessoas.
É triste, mas a informação é real. A atual gestão municipal de Vera Cruz fechou exatamente 06 escolas na Zona Rural. Fato que a gestão tenta esconder, mas as escolas foram mesmo fechadas nas Comunidades de Pitombeira, Euzébio, Genipapo, Jacaré, Araçá 1 e Areias. O que levou ao fechamento destas unidades escolares cabe a gestão municipal explicar. E quem paga com isso são os alunos que precisam se deslocar até o Centro, se não quiserem ficar sem estudo.
A governadora Fátima Bezerra esteve na Assembleia Legislativa nesta terça-feira (27) para entregar ao presidente da Casa, Ezequiel Ferreira, e aos deputados, o projeto de Lei Moto Legal, que dá oportunidade a proprietários de motocicletas com documentação em atraso, a regularizar a situação dos veículos junto ao Detran.
Uma voltinha na feira-livre de São José de Mipibú, um passeio nas ruas da cidade, um bate papo na praça de moto-táxi ou na cigarreira da esquina, o assunto de maior repercussão não poderia ser outro, sucessão municipal 2020.
Os desejosos ao cargo de prefeito surgem, mas o nome mesmo que não sai da boca do povo é unânime, Kerinho. Ex-presidente da Câmara, figura popular, conhecido por sua atenção com todos, tentou o cargo de prefeito por 3 vezes, chegando muito perto nesta última, quando foi candidato contra o então prefeito Arlindo, detentor de 4 mandatos, com o filho vice-governador na época, a nora como deputada e com seu império financeiro.
Com tudo isso em desfavor, mas com um grupo político consolidado, Kerinho chegou muito perto de alcançar seu maior objetivo. E hoje, através de seu histórico político, de seu trabalho de formiguinha que não cansa de fazer, Kerinho desponta como principal nome de sucessão, basta conversarmos com 10 cidadãos, em qualquer Bairro ou Comunidade do Município, a escolha do nome de Kerinho é uma realidade.
Até Outubro de 2020 muita coisa ainda deve acontecer, a disputa dos vices em cada chapa é uma eleição à parte e o fortalecimento do nome de Kerinho é uma constante na cidade dos Ferreiras e Dantas, que deverá escrever muito em breve o sobrenome Alves em sua galeria de gestores.
De 24 a 27 de outubro no Parque Arapuá em Santo Antônio, no Agreste do Rio Grande do Norte, realiza mais uma grande vaquejada, a décima sexta edição, neste ano com a premiação no valor de R$ 100 mil e mais a final com 5 motos extras e ainda com muito forró para toda vaqueirama.
A principal atração será a cantora Solange Almeida, também subirá ao palco o cantor Edyr Vaqueiro e a banda Arreio de Ouro. Os shows acontecem no sábado (26) a partir das 22h.
VNT
Na tarde desta segunda-feira (26), o Deputado Estadual Kleber Rodrigues esteve reunido com o Secretário de Saúde do Estado, Cipriano Maia, onde foram tratados assuntos voltados aos serviços de saúde da Região Agreste. Entre os assuntos comentados, o de maior importância foi a permanência dos serviços de saúde do Hospital Regional Lindolfo Gomes Vidal em Santo Antônio.
A unidade de saúde tem sido o centro das discussões nos últimos dias na Região Agreste. O hospital oferece a Santo Antônio e outras 21 cidades, atendimentos em urgência, emergência e maternidade. Os rumores do fechamento dos setores da policlínica e obstetrícia (sala de parto) gerou grande preocupação da população, que foi às redes sociais manifestar repúdio às possíveis ações que iram gerar grandes prejuízos a região.
Na última quinta-feira (22), o Deputado Kleber Rodrigues participou de uma Audiência Pública na Câmara de Vereadores de Santo Antônio, com proposição da própria casa legislativa e a população lotou o local. Enquanto acompanhava os discursos, Kleber fez contato via telefone com o Secretário de Saúde do Estado, Cipriano Maia e em sua fala anunciou a marcação de reunião com o mesmo para esta semana.
No encontro desta segunda-feira, Cipriano garantiu a permanência dos serviços de saúde oferecidos pelo Hospital Regional de Santo Antônio. Ficou acordado também um encontro com prefeitos das cidades atendidas pelo hospital para melhorar ainda mais os atendimentos à população.
Um levantamento feito pelo jornal O Globo mostra que no Rio Grande do Norte e em outros oito estados houve crescimento de mortes decorrentes de intervenção policial, os chamados autos de resistência. A comparação foi feita com base em dados de janeiro e abril de 2018 e de 2019 de 14 estados mais o Distrito Federal.
Nesse período, o estado potiguar registrou 99 autos de resistência em 2018, enquanto em 2019 foram 107, o que representa um aumento de 8,1%. Nesse mesmo espaço de tempo, o RN conseguiu diminuir as mortes violentas em 24%.
Os dados apontam que em oito estados a queda dos assassinatos foi acompanhada por um aumento da repressão policial. Em São Paulo, por exemplo, estado que registrou a menor taxa de homicídios do país em 2018, as mortes causadas por policiais têm aumentado nos últimos quatro anos. Pesquisadores, no entanto, evitam supor uma relação de causa e efeito entre as duas dinâmicas.
Já em outros seis estados, os autos de resistência caíram, assim como os homicídios (ou seja, não houve relação de causa e consequência). No Piauí, único estado analisado em que dados de homicídios subiram (6%) em 2019, as mortes decorrentes de intervenção policial também avançaram: foram 32 entre janeiro e julho deste ano, 23% a mais do que em 2018.
Por Notícias Ao Minuto — Com um exemplar do jornal O Globo em mãos, Bolsonaro citou a manchete da edição de hoje (26) do veículo que cita o presidente francês, Emmanuel Macron, e diz: “Macron promete ajuda de países ricos à Amazônia. Será que alguém ajuda alguém, a não ser uma pessoa pobre, sem retorno? O que ele está de olho na Amazônia?”, indagou Bolsonaro sobre a frase.
Ele também criticou a imprensa. Disse que não iria responder perguntas de jornalistas nesta segunda-feira porque conteúdos que considera relevantes não foram publicados como ele esperava.
Bolsonaro disse, ainda, que ao longo do último fim de semana conversou com vários líderes de outros países. “Mas não com aqueles outros que querem continuar nos tutelando”. Ele não deixou claro a quem se referia e voltou a questionar o interesse de alguns países por trás do apoio ao Brasil para combater incêndios na região amazônica.
Após o segundo dia de debates no encontro entre os líderes dos países do G7 (Estados Unidos, França, Reino Unido, Alemanha, Japão, Itália e Canadá), o presidente da França afirmou no domingo (25) que o grupo concordou em ajudar os países atingidos pelas queimadas na Amazônia “o mais rapidamente possível”.
Projeto (PLP 195/2019) unifica pequenos municípios para economizar dinheiro público. O autor, senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR), acredita que a proposta trará melhorias para esses municípios, já que os recursos devem ser realocados para serviços públicos.
O Projeto de Lei Complementar 195 de 2019 prevê ações para que municípios menores se juntem formando novas cidades maiores. A proposta, que não obriga a fusão das cidades, muda o repasse de recursos, que devem ser alocados em maior quantidade para os novos municípios.
O Ministério Público do Trabalho-MPT da Paraíba, a Polícia Rodoviária Federal da Paraíba e do Rio Grande do Norte, além da Polícia Militar da Paraíba realizaram a “Operação Grilhões”, na noite do último sábado, 24, com objetivo de combater a exploração sexual de crianças e adolescentes em casas noturnas de cidades próximas à divisa do dois estados.
A ação foi desenvolvida nos municípios de Araruna e Tacima, na Paraíba e em Passa e Fica no Rio Grande do Norte e contou com o apoio do Corpo de Bombeiros da Paraíba. Em cada uma das três cidades, as equipes foram em estabelecimentos comerciais pertencentes a uma mesma proprietária, uma mulher de 34 anos.
Durante a abordagem, as equipes confirmaram que se tratavam de prostíbulos, com a presença de mulheres trajando roupas íntimas, algumas grávidas. No local haviam vários homens consumindo bebidas alcoólicas.
Na cidade de Passa e Fica (RN), após revistas nas pessoas e nas instalações, percebeu-se que uma das mulheres havia corrido e se trancado em um dos quartos. Quando os policiais entraram e a questionaram sobre a sua idade, esta informou que tinha 19 anos, porém após consultar aos sistemas, constatou-se que a jovem tinha apenas 17 anos.
Neste momento, foi dada voz de prisão a proprietária das casas noturnas, pelo crime de exploração sexual de adolescente, sendo esta conduzida à delegacia de polícia civil da cidade de Santo Antônio (RN). A adolescente, após ser ouvida na condição de vítima, foi encaminhada para o Conselho Tutelar da cidade.
O Laboratório Sismológico da UFRN (LabSis) registrou neste domingo (25) uma sequência de terremotos num período de pouco mais de 4 horas. Foram ao todo quatro tremores de magnitude acima de 4.5 na dorsal meso-oceânica, sendo que o tremor de magnitude 5.0 teve o epicentro localizado a aproximadamente a 1.640 km de Natal.
De acordo com o laboratório, os tremores foram todos bem próximos uns dos outros. O horário em que os eventos ocorreram foram às 14:54 (magnitude 4.9), 18:31 (magnitude 4.6), 18:46 (magnitude 5.0) e 19:05 (magnitude 4.6).
O evento de magnitude 5.0 teve o epicentro localizado a aproximadamente 1.345 km de Fortaleza e a 1.565 km de Fernando de Noronha. O mapa de localização epicentral está mostrado na imagem em destaque.
A comarca de Macaíba, na Grande Natal, adotou a remição de pena por meio da leitura nas unidades prisionais da cidade. A portaria foi assinada pelo juiz Felipe Barros, da Vara de Execuções Penais. O projeto consiste em possibilitar aos apenados em regime fechado e semiaberto a possibilidade de diminuição da pena por meio da leitura de livros e produção de resenha literária sobre as obras.
Macaíba tem um Centro de Detenção Provisória (CDP)e uma Horta Comunitária – onde trabalham presos do semiaberto. Segundo a portaria, o custodiado terá o prazo de 30 dias para a leitura da obra e, neste prazo, deverá apresentar a resenha ou resumo, o que representará a remição de quatro dias em sua pena. O apenado poderá reduzir até 48 dias de sua pena por ano. Para os fins da Lei de Execução Penal, a leitura é um trabalho intelectual que se equipara ao estudo.
Em reunião realizada na última sexta-feira (23) foi decidido que cinco custodiados participarão inicialmente do projeto, escolhidos pela direção do CDP com base nos critérios da portaria e no bom comportamento. Além disso, a primeira oficina de leitura ocorrerá nesta quarta-feira (28), às 9h. Os participantes receberão obras literárias, clássicas, científicas ou filosóficas, de acordo com a disponibilidade na unidade.
A portaria ainda acrescenta que a participação do preso será sempre voluntária, com o condicionante de ter a habilidade de escrita e leitura necessárias à elaboração do trabalho final, que consiste na realização de uma resenha da obra literária, objeto do estudo.
No último sábado, dia 24 de agosto, o Deputado Estadual Kleber Rodrigues participou de um encontro com o grupo político liderado por Jonas Cleber no município de Jundiá.
Jonas Cleber é o líder do grupo que faz oposição à atual gestão daquele município e é o preferido da grande maioria dos moradores do município de Jundiá para o cargo de Prefeito, nas eleições municipais de 2020. Jonas Kleber já exerceu o cargo de vereador do município de Jundiá, sendo inclusive presidente da Câmara, quando demonstrou competência, responsabilidade e muita vontade política. Durante o encontro, os vereadores José Wellinton e José Edson expressaram o desejo de mudanças e falaram sobre os problemas de má gestão que permeia a atual administração municipal.
O Deputado Kleber Rodrigues, que tem se destacado por sua atuação na Assembleia Legislativa, notadamente em defesa da Região Agreste, falou aos presentes, quando afirmou que Jonas poderia contar com seu apoio nas lutas em defesa do município de Jundiá e na caminhada rumo ao futuro. E finalizou dizendo que Jonas Cleber conseguiu se tornar o maior líder político do município de Jundiá pela sua humildade, competência e pelo amor que tem por sua terra. Jonas encerrou o encontro agradecendo o carinho e a confiança que tem recebido dos seus conterrâneos.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 17,7 milhões de pessoas morreram por doenças cardiovasculares em 2017, representando 31% de todas as mortes a nível global. Desses óbitos, estima-se que 7,4 milhões ocorreram devido às doenças cardiovasculares e enfartes e 6,7 milhões devido a acidentes vasculares cerebrais (AVCs).
Os alimentos que fazem bem ao coração e diminuem o risco de patologias cardíacas como pressão alta, AVC ou enfarte são aqueles ricos em substâncias antioxidantes, fibras e gorduras monoinsaturadas ou poli-insaturadas, como azeite, alho, aveia, tomate e sardinha, por exemplo.
Além de cuidar da dieta, também é importante praticar atividade física pelo menos três vezes por semana, pois um regime alimentar adequado acarreta inúmeros benefícios como estimular a circulação sanguínea, melhorar a condição cardiovascular e estimular o desenvolvimento de novos vasos sanguíneos, o que reduz as chances de sequelas graves em casos de ataque cardíaco ou AVC.
Azeite extra virgem, vinho tinto, alho, linhaça, aveia, sardinha, atum e salmão, chocolate preto, abacate, tomate, frutos vermelhos.
.
1. Azeite extra virgem
O azeite extra virgem é rico em gorduras boas e antioxidantes que aumentam o colesterol bom (HDL) e reduzem o colesterol mau (LDL), melhorando a circulação do sangue e ajudando a prevenir aterosclerose.
Para incluí-lo na dieta, pode-se adicionar uma colher de sopa de azeite às refeições, e utilizá-lo para temperar saladas ou fritar ovos, por exemplo.
2. Vinho tinto
O vinho tinto é rico em resveratrol, um polifenol antioxidante que ajuda a reduzir problemas como doenças cardíacas, melhorar os níveis de colesterol e reduzir a inflamação. O resveratrol também está presente nas sementes e na casca de uvas roxas.
O ideal é consumir um copo de vinho tinto por dia, com cerca de 150 a 200 ml para mulheres, e até 300 ml para os homens.
3. Alho
O alho é usado há muitos séculos como alimento curativo, e seus principais benefícios incluem manter a saúde dos vasos sanguíneos durante o envelhecimento, ajudar no controlo da diabetes e do colesterol, reduzir a pressão arterial, prevenir o câncer de próstata e atuar como antifúngico.
4. Linhaça
A linhaça é uma semente rica em fibras e ômega-3, um tipo de gordura poli-insaturada que ajuda a reduzir o colesterol, melhorar a circulação do sangue e reduzir a inflamação. Para absorver a gordura, a linhaça deve ser consumida na forma de farinha, pois o intestino não consegue digerir a semente inteira. Também tem sempre a opção de ingerir suplementos em cápsulas com o óleo de linhaça.
Quando se consome a semente toda, as fibras permanecem intactas, ajudando a combater a prisão de ventre. A farinha de linhaça pode ser adicionada à fruta ou a em iogurtes, saladas e sucos.
5. Aveia
A aveia é um grão bastante rico em fibras, que ajudam a controlar o colesterol, a pressão sanguínea e a glicemia, que é o açúcar no sangue. Essas fibras também estimulam o funcionamento intestinal e a manutenção de uma flora saudável, o que é essencial para prevenir doenças como o câncer e melhorar a circulação sanguínea.
Deve consumir entre uma a duas colheres de aveia por dia, que pode ser incluída em vitaminas, saladas de frutas, papas ou receitas de bolos e biscoitos.
6. Sardinha, atum e salmão
A sardinha, o atum e o salmão são exemplos de peixes ricos em ômega-3, nutriente que está presente na gordura dos peixes de água salgada. O ômega-3 é uma gordura boa que ajuda a regular os níveis de colesterol, melhorando o HDL e ajudando a prevenir aterosclerose.
Além disso, ele também reduz a inflamação do organismo como um todo. Como tal, peixes devem ser incluídos na alimentação pelo menos três vezes por semana.
7. Chocolate preto
O chocolate amargo, a partir de 70% cacau, traz benefícios para a saúde por ter um elevado teor de cacau, que agrega gorduras boas e antioxidantes. Esses nutrientes atuam no organismo melhorando a pressão arterial, prevenindo a formação de placas de ateromas que entopem os vasos sanguíneos e melhorando os níveis de açúcar no sangue.
Para obter esses benefícios, recomenda-se o consumo de cerca de três quadradinhos de chocolate preto por dia, o que equivale a cerca de 30 gramas.
8. Abacate
O abacate é rico em gordura monoinsaturada, que é capaz de aumentar o colesterol bom e reduzir os níveis de colesterol mau no sangue. Além disso, o abacate também é rico em carotenoides, potássio e ácido fólico, nutrientes que melhoram a circulação do sangue.
O abacate pode ser consumido ao natural ou utilizado em sucos, vitaminas, saladas ou consumido na forma de guacamole.
9. Tomate
O tomate é extremamente rico em licopeno, um dos mais poderosos antioxidantes que atua no organismo melhorando a circulação e prevenindo problemas graves, como o câncer e aterosclerose. O licopeno está sobretudo presente quando o tomate é aquecido, como é o caso dos molhos de tomate, por exemplo.
Usar o tomate na alimentação é muitofácil, já que se encaixa perfeitamente em diversos tipos de saladas, cozidos, sucos e molhos, combinando com praticamente todo o tipos de pratos.
10. Frutos vermelhos
Frutas vermelhas como morangos, amoras, melancia, ameixa, framboesas e bagas goji são ricas em antioxidantes que ajudam na prevenção da aterosclerose, doença que entope os vasos sanguíneos ao longo do tempo e que pode provocar problemas como o enfarte e AVC.
Adicionalmente, estas frutas também são ricas em vitamina C, licopena, vitaminas do complexo B e fibras, nutrientes que ajudam na prevenção de problemas como câncer e envelhecimento precoce.
Por Poder 360 — O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) realizou 8 ocupações de terras no 1º semestre de 2019. Em todo o ano passado, foram 25 áreas.
Alexandre Conceição, integrante da direção nacional do MST, afirmou ao Poder360 que o movimento teme pela segurança das famílias. Disse que “tudo” que o governo de Jair Bolsonaro quer é “massacrar os trabalhadores”.
Bolsonaro falou sobre a redução das “invasões” do MST na 3ª feira (20.ago.2019), na portaria do Palácio da Alvorada. Listou as medidas tomadas desde a posse: “Cortar gasolina dos caras, tirar dinheiro de ONGs, cortar militante que está incrustado em toda administração, sem exceção”.
O movimento nega falta de recursos. Diz que as ocupações são feitas de “maneira colaborativa” e que as famílias se ajudam em todos os processos.
Atualmente, há pelo menos 80.000 famílias ligadas ao movimento aguardando regularização de acampamentos.
Bolsonaro ainda comparou o MST ao grupo terrorista Hezbollah. “São grupos terroristas, como o MST, para mim, também é grupo terrorista. Os caras levam o terror no campo aqui. Queimam propriedades. Desestimula o homem do campo a produzir. É no Brasil todo, essa praga do MST”, afirmou.
Os irmãos Sandy e Júnior levaram mais de 55 mil pessoas ao Allianz Parque neste sábado, 24 para o primeiro show da turnê “Nossa História” em São Paulo. Levando em consideração que os ingressos para os três outros shows na capital paulista estão esgotados, a dupla deverá levar ainda cerca de 165 mil pessoas para o estádio até outubro.
Conhecidos pela carreira impecável, andar sempre na linha e serem certinhos – o que não está errado – os fãs não esperavam representações políticas por parte dos irmãos, mas, como diz a turnê, eles cresceram.
Junior Lima cantava “Libertar”, música lançada em 2010 que fala sobre liberdade. “Ser livre pra voar. Ser livre pra sentir”, diz uma parte da canção. Quando no final ergueu a mão para cima e bravou: “Deixem a nossa Amazônia em paz!”. O público gostou da intervenção e entoou gritos contra o presidente Bolsonaro.
Um grupo de mulheres a favor do presidente não ficou satisfeito com as palavras do músico e debocharam: “porque votar no Bolsonaro é elitizado e eu sou desconstruídão”, disse uma das mulheres imitando a voz de Júnior.
A apresentação foi marcada por choro por parte do público e um sentimento nostálgico por parte dos cantores. Durante duas horas de apresentação, Sandy e Junior passaram por todos os seus 17 anos de carreira cantando praticamente todos os seus sucessos – com exceção de Maria Chiquinha, que foi excluída do repertório por não ser politicamente correta para os dias de hoje.
“O que foi mais difícil de se fazer para esta turnê foi o repertório, achar as músicas certas para cantar”, revelou Sandy.
Veja
Por Ibahia — O ator Caio Castro, que interpreta Rock em ‘A Dona do Pedaço’ levou um grande susto após passar por um acidente automobilístico neste sábado (24), em Campo Grande (MT). O artista participava do Really dos Sertões quando o carro em que estava perdeu o controle e capotou diversas vezes.
As imagens impressionam, mas felizmente Caio Castro foi levado para o hospital e saiu ileso do capotamento. Em um vídeo publicado nos ‘stories’, ele apareceu sorridente e tranquilizou os fãs.
“E, aí, pessoal?! Está tudo bem, teve umas voltinhas aí no carro, mas está tudo bem. Não aconteceu nada demais, mas, de qualquer maneira, viemos no hospital para… enfim, procedimento padrão. Mas está tudo certo. Fiquem despreocupados. Deu umas voltinhas boas! Mas está tudo bem!”, explicou o ator durante o vídeo.
Marília Mendonça fez seu primeiro show desde o anúncio de sua gravidez no último sábado, dia 24. A cantora se apresentou no palco do Festival Na Praia, em Brasília, e conquistou público recorde, esgotando todos os ingressos.
Se emocionando diversas vezes pelo carinho dos fãs, a futura mamãe exibiu a barriga para o público e fez a alegria dos que estavam presentes.
A sertaneja parou com a agenda de shows desde que descobriu a gravidez. Lamentou o fato do anúncio ter sido feito através de um vazamento, ao invés dela própria contar para seus fãs.
Aos 3 meses de gestação, Marília Mendonça já descobriu que vai ser mãe de um menino que, segundo ela, se chamará Léo, fruto de sua relação com o namorado Murilo Huff.
O Rio Grande do Norte registrou 6 casos notificados de microcefalia e outras malformações relacionadas às infecções congênitas até agosto de 2019. O dado consta no boletim epidemiológico divulgado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).
Os casos notificados foram registrados até o dia 17 de agosto deste ano e o número indica uma queda progressiva em comparação à quantidade de casos dos últimos quatro anos. Com os dados até o mês de agosto, o número se encaixa neste momento como o menor desde 2014, ano em que houve a notificação de quatro casos de microcefalia.
O ano com mais casos notificados foi o de 2015, período de grande contaminação com o vírus da zika no país. Naquele ano, foram registrados 337 casos no RN, seguidos por 151 em 2016. Nos anos seguintes, uma queda já foi registrada: foram 21 casos em 2017 e 16 em 2018.
Ao todo, entre 2014 e 2019 no Rio Grande do Norte foram registrados 541 casos de microcefalia e outras malformações relacionadas às infecções congênitas como Zika e STORCH (sífilis, toxoplasmose, rubéola, CMV ou HSV).
Os casos notificados são os registrados pela Sesap, que passam a ser investigados para confirmação posterior ou não de microcefalia. Eles aconteceram em 100 municípios do estado com 131 sob investigação, 151 confirmados, 4 inconclusivos e 249 descartados.
A 3ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve decisão de primeiro grau que condenou um hospital a indenizar os pais de um bebê que morreu devido à demora na transferência para UTI. A reparação a título de danos morais foi fixada em R$ 20 mil.
Os autores da ação levaram o filho de quatro meses ao hospital por uma cólica abdominal. A criança foi atendida por quatro médicos, sendo que um deles defendeu a transferência com urgência para UTI pediátrica em outro hospital. O bebê só foi transferido horas depois. Chegando ao outro hospital, ele passou por uma cirurgia de emergência, mas contraiu uma infecção generalizada, sofreu duas paradas cardíacas e não resistiu.
Segundo a relatora, desembargadora Maria Salete Corrêa Dias, o hospital réu prestou o atendimento médico devido, sem indício de imprudência, negligência ou imperícia. Mas deve ser responsabilizado civilmente pela demora na transferência do bebê para a UTI. A remoção foi solicitada às 18 horas, mas só ocorreu às 23 horas. O bebê deu entrada no segundo hospital às 23h59.
“Tem-se pelo decurso de muito tempo para uma remoção tão urgente, tanto que a solicitação do réu era para vaga em hospital com UTI infantil”, escreveu a relatora. “Não obstante a responsabilidade do convênio médico, o hospital réu não demonstrou culpa exclusiva de terceiro. Incumbia ao nosocômio tomada de providências para compelir sua contratante a transferência de forma premente”, completou.
Após participar da audiência pública realizada na Câmara Municipal, que discutiu sobre o fechamento dos serviços da Policlínica e da Maternidade do Hospital Regional de Santo Antônio, o deputado estadual Kleber Rodrigues almoçou com o ex-prefeito Lula Ribeiro (MDB) e lideranças políticas. Deputado mais votado no município apoiado pelo líder bacurau, Kleber foi o único deputado presente na audiência.
O almoço ocorreu no restaurante da Pedra da Onça onde Kleber se reuniu com Lula e esteve acompanhado dos vereadores Paitoco e Júnior Nogueira.
Na ocasião, Kleber conversou com Lula sobre as demandas do município e reafirmou seu compromisso com o projeto político liderado pelo ex-prefeito para as eleições de 2020.
Blog Amigos da Onça
O vereador e ex-presidente da Câmara de São Bento do Trairí, Josival Gonçalves da Costa, também conhecido por Josa de Maura, apresentou à Casa Legislativa um Projeto de Lei que determina ao município fazer a divulgação da relação atualizada dos medicamentos disponíveis na rede pública municipal.
O Projeto foi apresentado na última sessão e aprovado por unanimidade pelos vereadores. Em sua justificativa, o vereador mais votado de São Bento do Trairí nas eleições municipais de 2016 disse que "o presente projeto de lei obriga o Município a divulgar a relação de medicamentos disponíveis na rede de saúde pública municipal, tanto no site oficial da Prefeitura como nas unidades de saúde".
"Acreditamos que é direito do cidadão ter acesso à relação de medicamentos que são distribuídos de maneira gratuita para os pacientes da rede de saúde pública municipal, sendo divulgação clara, objetiva e transparente um avanço substancial aos que utilizam o Sistema Único de Saúde", declarou o vereador.
O cidadão precisa ter ciência de quais medicamentes ele tem o direito de acessar graciosamente, custeados pelos cofres públicos. Da mesma forma ter o conhecimento dos medicamentos em falta ajuda o paciente a não perder seu tempo de vida, deslocando-se até as unidades de saúde e aguardando em filas para ser atendidos e receber a resposta que tal medicamento está em falta. O projeto traz benefícios para os pacientes são-bentenses e para o todo sistema de saúde pública municipal.
"Tenho essa proposta de divulgação da referida relação como uma forma de prestigiar a transparência pública e, sem dúvida alguma, a eficiência dos serviços públicos de saúde", concluiu o vereador Josa de Maura.
O texto da MP da Liberdade Econômica aprovado na quarta-feira, 21, no Senado, preservou os pontos originais da MP enviada pelo governo, como o fim da necessidade de licenças e alvarás para negócios de baixo risco, e a proibição do “abuso regulatório”, como a criação de regras para leis para reserva de mercado ou controle de preço. A MP também permite que bancos abram aos sábados.
Permaneceram ainda a previsão de que o eSocial será substituído por outro programa em até 120 dias e a criação da carteira de trabalho eletrônica.
Matéria será publicada na próxima terça-feira (27). O prefeito de uma Cidade da Grande Natal teria fechado 06 escolas públicas em sua gestão e não abriu nenhuma. Aguardem!
No final da manhã e início da tarde desta quinta-feira (22), o deputado estadual Kleber Rodrigues, atendendo ao clamor da população de Santo Antônio do Salto da Onça, região Agreste do Estado, acompanhou a uma Audiência Pública promovida pela Câmara de Vereadores da cidade, que pede a permanência dos serviços de maternidade e policlínica do Hospital Regional Lindolfo Gomes Vidal.
Representantes de diversos órgãos do estado e de municípios da região estiveram presentes no encontro.
O deputado declarou em suas palavras que foi até a audiência porque é seu dever como parlamentar, principalmente porque a situação acontece em sua região e que precisa defender os interesses da população, que foi quem o elegeu e quem ele representa como deputado.
Durante a audiência, Kleber Rodrigues já marcou, via telefone, um encontro com o Secretário de Saúde do Estado, Cipriano Maia, juntamente com os vereadores do município de Santo Antônio e Região.
Nas falas, os oradores agradeceram a presença do deputado e dos representantes de cada município da região. Foram discutidos aspectos muito importantes nas ações da saúde, como um pacto entre os municípios, um maior comprometimento do governo do estado e o apoio federal.
A presença da população foi primordial na realização da audiência e que encheu o plenário da Câmara, pedindo a permanência do funcionamento da maternidade e policlínica de Santo Antônio do Salto da Onça.
A Feira Regional de Negócios, Ciência, Tecnologia e Inovação, a FENECITI, que ocorrerá nos dias 30 e 31 de agosto, na Estação das Artes, em Mossoró, contará com a participação de empresários de água mineral. Uma equipe de profissionais do setor irá explicar aos visitantes do evento, os cuidados que se deve ter ao comprar água engarrafada. “Muita gente não sabe que existem águas vendidas no mesmo garrafão da água mineral.
Por desconhecimento e por não verificarem o rótulo, as pessoas acabam levando para casa gato por lebre, ou seja, um produto que não é natural. Na FENECITI teremos a oportunidade de esclarecer as diferenças entre os tipos de água existentes do mercado”, explica Djalma Barbosa Cunha Júnior – presidente do Sindicato das Águas Minerais.
Além desse trabalho de corpo a corpo no evento, para tratar da diferenciação da água mineral natural, o sindicato distribuirá brindes e material explicativo.
Como diferenciar a água mineral das outras
Para muita gente, os termos “água mineral” e “água adicionada de sais” se referem a produtos semelhantes. No entanto, poucos sabem que se tratam de duas composições da água a ser consumida com características totalmente diferentes, desde o processo de produção aos efeitos no organismo, após o consumo.
A água mineral natural tem odor e sabor naturais e, para ser envasada, não passa por processo de tratamento. Ou seja, todas as condições biológicas do produto são advindas da própria natureza e muitas vezes apresentam propriedades medicinais e terapêuticas.
Já as águas mineralizadas, são as adicionadas de sais em seu envase. Em geral, possuem baixa ou nenhuma qualidade mineral. Por isso, precisam ser ultrafiltradas e depois, adicionadas de sais, num processo chamado osmose reversa totalmente artificial.
Portanto, antes de comprar água engarrafada é preciso verificar o rótulo, no caso dos garrafões de 10 e de 20 litros de água mineral natural, existe um selinho azul na tampa com o dizer em destaque “Mineral”. Já o rótulo tem em destaque a denominação “água mineral natural”, única que passa por um rígido controle de qualidade de variados órgãos como Covisa e Secretaria de Tributação. No RN existem atualmente 21 fontes de água mineral natural, o setor gera cerca de 10 mil empregos entre diretos e indiretos.
Na manhã desta quinta-feira (22), o Tribunal Superior Eleitoral rejeitou o recurso do prefeito de Ceará-Mirim, Marconi Barretto, que havia sido condenado pelo TRE-RN em ação de impugnação de mandato eletivo.
Marconi foi acusado por, em período eleitoral, realizar obras de dragagem de um rio na comunidade local conhecida como Rio dos Índios, em período eleitoral, o que, segundo a acusação, causou desequilíbrio em seu favor no pleito que estava em disputa naquele momento.
O TSE negou por unanimidade (7 a 0) o recurso do chefe do executivo municipal de Ceará-Mirim, e determinou a realização imediata de eleições suplementares no município potiguar.
Para Marconi Barretto ainda resta uma possibilidade de recorrer, o que pode suspender os efeitos da decisão até o julgamento do último recurso.
Caso os efeitos da decisão não sejam suspensos, assumirá a prefeitura, até que sejam realizadas novas eleições, o presidente da Câmara Municipal de Ceará-Mirim, Ronaldo Marques Venâncio.
Bruna Marquezine se emocionou durante a exibição do seu primeiro filme como protagonista, no 47º festival de cinema de Gramado, nesta segunda-feira. Em “Vou Nadar Até Você”, a atriz interpreta a jovem fotógrafa Ophelia, de 20 anos, que decide nadar de Santos à Ubatuba, em São Paulo, quando descobre que o pai, um alemão que a abandonou antes dela nascer, está de volta ao Brasil.
Bruna comentou as cenas de nudez e disse que não houve motivo para ficar incomodada durante as gravações: Não são cenas gratuitas, fazem parte da história. Não foi uma preocupação. O foco era fazer arte, e o ambiente no set era de parceria e liberdade’, avaliou a jovem de 24 anos.
Alguns espectadores, no entanto, consideraram o cenário em que a atriz aparece nua, problemático. Durante o encontro da equipe com a imprensa, nesta terça, o diretor foi questionado sobre “fetichizar” e “objetificar” o corpo de Bruna (algo que não faz com os atores masculinos), em especial quando ela aparece sem roupa numa banheira e numa cama de hotel. O questionamento foi aplaudido.
“Talvez você não tenha entendido algumas coisas. São cenas naturais. A parte da banheira tem ligação com trabalhos que fiz nos anos 1990. Sempre trabalhei com a plasticidade dos corpos, inclusive de mulheres, e isso ficou bem representado pela Bruna”, rebateu o diretor Klaus Mitteldorf, que também é fotógrafo. ele destacou que os detalhes fazem parte de sua arte.
Bruna comentou que a aventura pela qual passa sua personagem como uma jornada de autoconhecimento: “Sempre tive necessidade artística de fazer cinema, mas sempre emendei trabalhos na TV, não tinha tempo para me dedicar a um projeto com o qual me identificasse “, explica Bruna, cujo último trabalho foi na novela “Deus salve o rei”, da TV Globo . “Eu me encantei com a Ophelia. Não acho que escolhi fazer ela. Ela que me escolheu”. A atriz fez aulas de natação para o filme.
Meia Hora
O juiz João Alberto Mendes Bezerra Júnior, da 1ª Escrivania Cível da cidade de Almas (TO), condenou o Estado do Tocantins a indenizar José Rodrigues dos Santos por danos morais no valor de R$ 25 mil.
O reclamante teve uma foto sua compartilhada no WhatsAppp por um policial militar acompanhada da informação de que era um assaltante. Segundo os autos, Santos foi abordado pela Polícia Militar por suspeita de participação em um assalto e foi liberado após verificação de que não tinha nenhuma ligação com o caso.
Apesar da liberação, Santos teve sua imagem divulgada em um grupo composto por policiais militares do estado chamado “POLICIA (TO) 24horas”. A imagem foi compartilhada por várias pessoas e chegou até grupos de conhecidos do reclamante.
Ao analisar o caso, o magistrado ponderou que a preservação da imagem da pessoa presa deve ser assegurada pelo Estado e lembrou casos de linchamentos de pessoas inocentes que tiveram suas fotos divulgadas como suspeitos de algum crime. O juiz considerou injustificada a divulgação da imagem já que o autor sequer era fichado criminalmente.
Revista Consultor Jurídico
Com informações da assessoria de imprensa do TJ-TO.
Na manhã desta quarta-feira (21) um grupo de deputados estaduais se reuniu com o vice-governador Antenor Roberto. A solução encontrada pelos presentes foi que às blitzs continuarão, mas sem apreensão dos veículos. As motos apreendidas até então serão devolvidas aos respectivos donos e será estudado um prazo para quitação dos débitos.
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad foi condenado em primeira instância pela Justiça Eleitoral por crime de caixa dois na campanha à administração municipal em 2012. Da decisão cabe recurso.
A sentença foi proferida no último dia 19. O juiz Francisco Carlos Inouye Shintate determinou pena de “quatro anos e seis meses de reclusão, e 18 dias-multa, cada um no valor de 1 salário-mínimo vigente na época do fato”.
Esta é a primeira vez que o petista, que foi candidato à Presidência da República em 2018, é condenado em ação judicial.
O processo nasceu de apuração que visava identificar o uso de recursos da empreiteira UTC na confecção de material de campanha para prefeito de São Paulo, em 2012.
Em pronunciamento feito nesta terça-feira (20), na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Kleber Rodrigues (Avante) cobrou atenção do Governo do Estado em relação à Região Agreste. Segundo o parlamentar, os municípios localizados na porção sudeste do Rio Grande do Norte estão amargando a interrupção da prestação de serviços públicos.
“Todos os dias o Agreste é vítima de novos descasos. Eu quero saber do Governo do Estado se eles entendem que a Região faz mesmo parte do Rio Grande do Norte, pois se considerarmos o que tem acontecido, parece que o Agreste é de outro estado, como se pertencesse à Paraíba”, disse o deputado em sua fala como orador da sessão plenária.
Kleber Rodrigues exemplificou o seu discurso com o avançar da insegurança na Região Agreste e com o fechamento do Hospital Regional de Canguaretama. De acordo com ele, a unidade de saúde de Santo Antônio é a próxima a ser fechada pelo Governo.
Adutora
O deputado estadual Kleber Rodrigues aproveitou o seu tempo como orador para comentar audiência pública realizada pelo seu mandato nessa segunda-feira (19) em Nova Cruz. O debate falou sobre a Adutora do Agreste, projeto que tem defendido na Assembleia Legislativa, por entender que resolverá o problema de desabastecimento de água de 130 mil famílias da Região.
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), deflagrou na manhã desta terça-feira (20) a operação Locafraude para apurar supostas irregularidades em contratos de locação de veículos celebrados entre a Prefeitura de Ipanguaçu e uma empresa de locação. Ao todo, foram efetivados cinco mandados de busca e apreensão nas cidades de Ipanguaçu, Parnamirim e Carnaubais. A operação contou com a atuação de seis promotores de Justiça, sete servidores e 20 policiais militares.
A conduta criminosa está ligada a possíveis fraudes envolvendo a locação de veículos com preço superfaturado, em prejuízo aos cofres públicos, sem qualquer benefício ao verdadeiro proprietário do automóvel supostamente locado. Somente entre a empresa citada e a Prefeitura de Ipanguaçu, foram celebrados contratos que somam mais de R$ 370 mil.
As investigações começaram com uma denúncia anônima encaminhada à Promotoria de Justiça de Ipanguaçu, detalhando que um ex-secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos intermediou locação de veículo, cujo proprietário foi ouvido pelo MPRN e enfatizou jamais ter realizado qualquer espécie de contrato formal com o Município ou com a empresa.
Ainda de acordo com o que foi apurado pelo MPRN, a referida empresa foi vencedora de inúmeras licitações relacionadas à locação de veículos com o Município de Ipanguaçu e outras prefeituras, envolvendo valores significativos, e tendo apenas cinco veículos catalogados em sua frota, reforçando os indícios de fraude.
Por Poder 360 — O presidente Jair Bolsonaro disse esta 3ª feira (20.ago.2019) na portaria do Palácio da Alvorada que “não tem que ter pena” uso de atiradores de elite em ações policiais.
A declaração de Bolsonaro foi feita antes da morte do sequestrador na ponte Rio-Niterói. O homem, ainda não identificado, foi baleado por 1 atirador de elite.
Bolsonaro relembrou o sequestro do ônibus 174, em 12.jun.2000, no Rio de Janeiro.
“Não foi usado sniper. O que aconteceu? Morreu uma pessoa inocente, e depois aquele vagabundo morreu no camburão. Os policiais do câmbio foram submetidos a um júri popular. Foram absolvidos por 4 a 3. Quase você bota alguns policiais, condena a 30 anos de cadeia por causa de 1 marginal … Não tem que ter pena “, afirmou.
O presidente reafirmou que vai enviar ao Congresso o projeto de lei que muda como regras de exclusão de ilicitude para que o policial tenha o poder de agir em situações de tipo.
Após a morte do sequestrador na ponte Rio-Niterói, Bolsonaro parabenizou via Twitter os policiais que participaram da ação. “Criminoso neutralizado e nenhum refém ferido. Hoje não é uma família de um inocente” , escreveu.
Pelo menos 30 cidades potiguares ficarão sem abastecimento de água durante manutenção na Adutora Monsenhor Expedito, nesta quarta-feira (21). Segundo a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte, a suspensão vai acontecer das 6h às 18h, para realização de serviço na estação 2, em Monte Alegre, região metropolitana de Natal.
Após a conclusão da intervenção, o fornecimento será retomado e deve ser normalizado gradualmente em aproximadamente 48 horas, segundo a companhia.
As localidades afetadas são: Ruy Barbosa, São Pedro, São Tomé, São Paulo do Potengi, Japi, Coronel Ezequiel, Jaçanã, São Bento do Trairi, Lajes Pintadas, São José do Campestre, Serrinha, Sítio Novo, Boa Saúde, Serra Caiada, Lagoa de Velhos, Barcelona, Bom Jesus, Lagoa Salgada, Lagoa de Pedras, Tangará, Santa Cruz, Monte das Gameleiras, Serra de São Bento, Passa e Fica, Lagoa D`anta, Monte Alegre, Ielmo Marinho, Santa Maria, Senador Eloi de Souza e Campo Redondo.
Com informações do G1 RN
Na noite desta Segunda-Feira, 19/08, o Pelotão Destacado PM da Monte Alegre / 3 BPM, após receber a informação pelo CIOSP sobre um acompanhamento policial que estava sendo feito por uma viatura da Polícia Rodoviária Federal a um veículo tipo GM Corsa Sedan de cor branca na BR 101. Segundo o CIOSP, esse veículo estava se deslocando para a cidade de Monte Alegre.
A equipe da PM intensificou o policiamento no centro da cidade e minutos após a informação, visualizaram o veículo suspeito em alta velocidade e iniciou um acompanhamento tático juntamente com a viatura da PRF.
No Bairro da Barrenta, o condutor do carro Corsa Sedan perdeu o controle mergulhando o seu veículo nas águas da Lagoa da Barrenta.
Um casal foi retirado do veículo submerso e socorrido pelos policiais que ali se encontravam.
O carro foi retirado de dentro da lagoa e ao realizar a busca no carro foi encontrado no seu interior 232 tabletes de uma substância de cor esverdeada, muito semelhante a maconha.
O casal, Jonas Marques de Souza e Carla Rosália Cavalcanti Agostinho foram conduzidos e apresentados a autoridade policial na Central de Fragrante ZS da Polícia Civil onde foram autuados em Flagrante de delito.
Na manhã desta segunda-feira (19), o Deputado Estadual Kleber Rodrigues reuniu prefeitos, lideranças e autoridades de 09 cidades do Agreste que são abastecidas pela Adutora Rio Piquirí, entre elas Pedro Velho, Montanhas, Espírito Santo, Jundiá, Passagem, Várzea, Santo Antônio, Serrinha e Nova Cruz.
O objetivo desta audiência foi a busca da ampliação do abastecimento d'água da região que sofre com a pequena vazão da adutora que foi criada em 1976 e que há 43 anos não teve nenhuma ampliação.
O Deputado disse que abraçou esta causa e convocou os vereadores e prefeitos da região para se unirem em favor da solução deste problema e esclareceu que esta não será apenas "mais uma audiência" que ficará no esquecimento, pois antes mesmo da realização da mesma, Kleber já havia marcado, através do Deputado Federal João Maia, uma audiência com o Ministro do Desenvolvimento Regional em Brasília.
O Deputado representante da Região Agreste confirmou que enviou convite e informou da audiência ao governo, aos Senadores do estado e a toda a bancada federal sem exceção e espera o empenho de cada um para resolver esse problema do abastecimento d'água da região.
Estiveram presentes os prefeitos de Brejinho, Santo Antônio, Jundiá, Montanhas e Monte Alegre, vereadores e representantes de diversos órgãos da região e estado, como também o Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do estado, João Maria e o Diretor de Operações da CAERN, João Alberto.
Durante a audiência, pessoas presentes discursaram, opinaram e debateram sobre o assunto, falando das dificuldades da falta d'água em suas casas e empresas. O evento foi promovido pela Assembleia Legislativa, através do Deputado Estadual Kleber Rodrigues, que levará os resultados desta audiência ao governo do estado e representantes federais.