Policiais Militares do Pelotão Destacado de Monte Alegre (PDMA) estão realizando uma série de barreiras itinerantes nos diversos Bairros e Comunidades Rurais do município.
O objetivo da PM é inibir eventuais ações criminosas, além de localizar condutores de veículos transportando armas, drogas ou qualquer outro material ilícito, sempre em dias, horários e locais alternados.
O trabalho também consiste em ponto base nessas localidades, visando proporcionar uma maior sensação de segurança para os munícipes. As ações foram intensificadas durante o mês de Dezembro, em virtude da maior movimentação no comércio da região, devido às festas de fim de ano, mas segundo o comando da PM, estas ações terão continuidade durante todo o ano.
O objetivo da PM é inibir eventuais ações criminosas, além de localizar condutores de veículos transportando armas, drogas ou qualquer outro material ilícito, sempre em dias, horários e locais alternados.
O trabalho também consiste em ponto base nessas localidades, visando proporcionar uma maior sensação de segurança para os munícipes. As ações foram intensificadas durante o mês de Dezembro, em virtude da maior movimentação no comércio da região, devido às festas de fim de ano, mas segundo o comando da PM, estas ações terão continuidade durante todo o ano.
![]() |
| Imagem: Reprodução/internet |
Por Agência Estado
Valdecir João da Silva, de 53 anos, conta os cadáveres do seu pequeno rebanho que não resistiu à fome, à falta de água e às doenças causadas pela desnutrição. Em uma área afastada da pequena casa onde vive com a família, ele juntou 12 animais mortos ao longo dos últimos meses. De alguns, restam os ossos. De outros, mais recentes, os corpos inchados. “Morreram de fome”, resume ele, que prefere deixá-los aos urubus a enterrá-los. Ele tenta salvar os 20 animais que restam com mandacaru, a planta símbolo do Nordeste. “Ração não dá para comprar, pois está muito cara. O saco de milho que custava R$ 18 há dois anos hoje sai por R$ 65.”
No sertão de Petrolina, quinta maior cidade de Pernambuco, não choveu por 11 meses. Em meados de dezembro, caiu uma chuva forte, mas logo parou. O receio dos sertanejos do semiárido é de que se repita o ocorrido em janeiro passado, quando a chuva veio forte, “sangrou” açudes, mas durou só duas semanas.
“Plantei 60 quilos de milho e de feijão, mas não choveu mais e perdi tudo. Não deu nem palha”, diz Josilane Rodrigues, de 25 anos, enquanto expõe 11 ovelhas em uma feira em Dormentes, a 130 km de Petrolina. Quer vendê-las, mesmo a preço baixo, por não ter como alimentá-las.
“Vou vender a qualquer preço porque não quero voltar com eles”, afirma Francisco Agostinho Rodrigues, de 64 anos, que levou à feira 23 de seus 60 animais. “A gente vende algumas para dar de comer às outras”. A feira semanal de Dormentes reúne, em média, 3,6 mil animais e atrai compradores da região e de outros Estados. Em tempos bons, tudo é vendido. Agora, em razão da crise e da seca, o número de animais expostos caiu à metade e muitos voltam para casa por falta de interessados, diz João Batista Coelho, da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária.
Após cinco anos seguidos de volume de chuvas abaixo da média histórica, a seca do semiárido já é considerada a maior do século. A região inclui Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e o norte de Minas Gerais e conta com cerca de 23 milhões de habitantes.
Água. Grandes reservatórios do Nordeste – com potencial de armazenar mais de 10 bilhões de litros de água – operam, em média, com 16, 3% da capacidade, porcentual que era de 46,3% há cinco anos. Dos 533 reservatórios da região monitorados pela Agência Nacional de Águas (ANA), 142 estão secos.
Segundo Raul Fritz, da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), “não se via seca tão severa para um período consecutivo desde 1910”, quando dados sobre as chuvas passaram a ser coletados. O Ceará é o Estado em pior situação. Seus reservatórios têm apenas 7% da capacidade armazenada. Nos últimos cinco anos, choveu em média 516 milímetros no território, enquanto a média mínima é de 600 milímetros. “E o Ceará é o retrato do que ocorre nos demais Estados”, diz Fritz.
Vários rios e açudes também secaram. Muitos moradores, inclusive em grandes cidades, só têm acesso à água fornecida por caminhões-pipa bancados pelos governos federal e estaduais.
De 2012 a 2015, o Nordeste registrou prejuízos de R$ 104 bilhões com a seca. O valor equivale a quase 70% das perdas em razão desse fenômeno em todo o Brasil, segundo a Confederação Nacional de Municípios (CNM). Os valores de 2016 ainda não foram contabilizados.
Em Pernambuco, onde boa parte dos 185 municípios está em situação de emergência, a perda chega a R$ 1,5 bilhão só na pecuária. O rebanho bovino, formado por 2,5 milhões de cabeças em 2011, diminuiu em 554 mil cabeças no ano passado.
Ainda que caprinos e ovinos tenham sofrido com a estiagem, como os do criador Silva, o rebanho cresceu por ter substituído o gado, que é menos resistente à seca. O número de cabras, bodes e cabritos passou de 1,9 milhão para 2,4 milhões em quatro anos. O de ovinos saltou de 1,8 milhão para 2,4 milhões.
A Phill's está de portas abertas, esperando por você, com grandes novidades e com descontos de 10 até 50%. Mas atenção: promoção válida somente até Domingo, dia 15.
A Câmara de Vereadores de Monte Alegre convocou Sessão Extraordinária por solicitação do Executivo Municipal para votar Projeto de Lei sobre contratação de pessoal por parte da administração municipal.
Por unanimidade, os 11 vereadores aprovaram o projeto e ainda votaram outros dois, um sobre o reajuste salarial e o outro sobre a organização da estrutura administrativa na nova gestão.
Na tarde deste Domingo (1º de Janeiro), a Câmara de Vereadores de Monte Alegre recebeu grande público, que acompanhou a posse do Prefeito Severino Rodrigues, sua Vice-Prefeita Lucineide Paiva e os vereadores eleitos no último pleito.
Na solenidade ocorreram 4 sessões: A posse dos vereadores, eleição da primeira mesa diretora, posse de prefeito e vice e eleição da segunda mesa diretora. A primeira sessão iniciou por volta das 16h30 e a solenidade inteira terminou após às 19h30.
O presidente Toinho Ananias convocou a próxima sessão para 15 de Fevereiro, mas é possível que haja alguma sessão extraordinária por solicitação da gestão municipal, caso tenha que haver mudanças em secretarias ou Leis do município.
Boa sorte ao gestor Severino Rodrigues em mais esta etapa, a sua vice Lucineide, que possa fazer uma gestão atuante e aos vereadores já experientes e aos mais novos, muita sorte e que possam representar com zelo que cidadão e cidadã montealegrense que lhes confiou este diploma.
Na solenidade ocorreram 4 sessões: A posse dos vereadores, eleição da primeira mesa diretora, posse de prefeito e vice e eleição da segunda mesa diretora. A primeira sessão iniciou por volta das 16h30 e a solenidade inteira terminou após às 19h30.
O presidente Toinho Ananias convocou a próxima sessão para 15 de Fevereiro, mas é possível que haja alguma sessão extraordinária por solicitação da gestão municipal, caso tenha que haver mudanças em secretarias ou Leis do município.
Boa sorte ao gestor Severino Rodrigues em mais esta etapa, a sua vice Lucineide, que possa fazer uma gestão atuante e aos vereadores já experientes e aos mais novos, muita sorte e que possam representar com zelo que cidadão e cidadã montealegrense que lhes confiou este diploma.
A Rede de Ensino Sistema está com matrículas abertas para o ano letivo 2017, nas Unidades Jockey Club e Jardim Planalto em Parnamirim, com descontos especiais para matrículas antecipadas.
A Malhart Vip está com matrículas abertas e planos especiais para você sair agora mesmo do sedentarismo e iniciar a busca por uma vida mais saudável fisicamente e psicologicamente.
Na publicação do Diário Oficial dos Municípios desta terça-feira (03), serão publicados alguns nomes de secretários já homologados pela prefeito de Monte Alegre, Severino Rodrigues, dentre os nomes estão de Fábio França, que continua como Secretário de Finanças, Maria Emília também segue na pasta da Saúde e a primeira grande novidade da administração é o nome de Kleber Rodrigues como Secretário Municipal de Administração.
Levando-se em conta a opinião da população, não poderia haver uma escolha melhor, de 2014 para cá, Kleber tem ajudado voluntariamente seu pai na administração do município e tem participado diretamente de todas as mudanças que ocorreram, especificamente nos setores da administração, comunicação e eventos.
Desejamos boa sorte e acreditamos que se o mesmo já ajudava e muito apenas como filho do prefeito, muito mais deverá fazer agora participando diretamente da administração do município.
Até o final da semana deveremos conhecer os demais secretários municipais, ao que tudo indica, deverá haver ainda muitas novidades.

















