Tecnologia do Blogger.
facebook twitter instagram pinterest bloglovin Email

DIÁRIO DO AGRESTE


A Prefeitura de Monte Alegre divulgou a programação do Maior São João da Região e o maior festival de quadrilhas juninas do estado. São 27 atrações e 12 dias de festa. Tudo começa no dia 13 de Junho com a tradicional carroçada pelas ruas da cidade e segue até o dia 29. Confira programação na Vila São João, onde acontecem os shows artísticos:


Share
Tweet
Pin
Share
No comentários

Foi a partir do Rio Potengi que a cidade de Natal teve início. Ele também é o principal rio do Rio Grande do Norte e desemboca em outras cidades de importância cultural e histórica.

Com nome originário da língua Tupi e que significa “água de camarão”, conheça um pouco mais da história do rio mais importante do estado potiguar.

ORIGEM DO RIO POTENGI

Quem primeiro avistou o Rio Potengi foram os colonizadores portugueses, ainda no século XVI. Esses circulavam pelas capitanias buscando terras para invadir e ancorar as suas embarcações, quando então chegaram até a região que hoje é o Rio Grande do Norte. O nome do estado veio justamente devido a extensão do Potengi, dando também origem ao nome da capitania à época.

Por muitos anos, o Rio Potengi serviu como principal fonte de abastecimento de água de algumas cidades do estado, como por exemplo: São Gonçalo do Amarante, Ielmo Marinho, São Paulo do Potengi e Macaíba. Nessas regiões também se desenvolveu a prática da natação pelo Potengi, o que é uma atividade recorrente até hoje.

Foi justamente pela fama de boas águas para a natação, que a Náutica Naval do Rio Grande do Norte – essa criada em 1965 -, passou a treinar os seus atletas nas águas do Rio Potengi.

NASCENTE E FOZ DO RIO POTENGI

A vasta nascente do Rio Potengi encontra-se na cidade de Cerro Corá, tendo sua foz na cidade de Natal, totalizando 176 quilômetros de extensão de uma ponta até a outra. Tanto a nascente como a foz encontram-se extremamente prejudicadas devido a ação dos homens. Em Natal, principalmente, há um projeto de revitalização das águas que podem voltar a abastecer as cidades de sua extensão, como também melhorar a paisagem e umidade de todos esses municípios.
Share
Tweet
Pin
Share
No comentários

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), inaugura na manhã desta segunda-feira, 13, a mais nova Central do Cidadão no município de São Paulo do Potengi.

De acordo com Fátima, esta será a primeira de 18 Centrais do Cidadão que o Governo do Estado espera erguer ao longo do ano.

A obra em São Paulo do Potengi foi possível com recursos do Banco Mundial.
Share
Tweet
Pin
Share
No comentários

A Comissão de Direitos Humanos, Proteção das Mulheres, Idosos, Trabalho e Minorias da Câmara Municipal de Natal se reuniu para tratar sobre a doença Lúpus. O Lúpus é uma doença inflamatória crônica de origem autoimune com produção desregulada de anticorpos que reagem com proteínas do próprio organismo e causam inflamação em diversos órgãos, como pele, mucosas, pulmões, articulações e rins.

A vereadora Divaneide Basílio (PT), presidente da Comissão, explicou que o objetivo da reunião é dar visibilidade à doença, além de buscar uma linha de cuidado e tratamento específico para os casos de Lúpus. “A finalidade dessa reunião é que, através dos órgãos públicos, se tenha uma linha de cuidado mais permanente, porque mesmo sendo uma doença antiga, ainda é uma doença invisível aos olhos da sociedade e do poder público. Nosso objetivo é dar visibilidade a doença, mas não só isso queremos também uma linha de atendimento específico e políticas públicas voltadas às pessoas acometidas pelo Lúpus”, disse a vereadora.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, estima-se que, no Brasil, existem cerca de 100 mil pessoas com lúpus, em Natal 8,7 pessoas, a cada 100 mil, são acometidas pelo Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES). A doença atinge 9 mulheres para cada homem e tem como principais sintomas cansaço, febre baixa, emagrecimento, perda de apetite, perda de cabelo, dor articular, manchas na pele, entre outros.
Share
Tweet
Pin
Share
No comentários

Eleito senador da República com pouco mais de 742 mil votos nas eleições de 2018, o capitão da Polícia Militar e ex-comandante da Lei Seca no RN, Styvenson Valentim, foi criticado por Freitas Júnior, porta-voz da Rede Sustentabilidade, partido pelo qual o capitão se elegeu.

Desde que foi eleito, Styvenson pouco tem aparecido nas reuniões da bancada federal com a governadora Fátima Bezerra (PT). Somente na última terça-feira, 29, é que foi publicado um registro do futuro parlamentar ao lado da líder do Executivo estadual.

Para Freitas, Styvenson precisa começar a se comportar como senador e passar a debater a situação crítica do Rio Grande do Norte, sobretudo quando se trata das finanças. O Estado possui hoje mais de R$ 1 bilhão em dívidas junto aos servidores por causa de salários atrasados.

“Como quem estendeu a mão pra ele ser candidato e permitiu que superasse a burocracia partidária, acho que já é momento de descer do palanque e dar as mãos à governadora Fátima. O RN precisa superar essa crise. Não podemos pensar na próxima eleição agora”, opinou.

Atualmente, Styvenson está sem partido. Antes mesmo das eleições, durante o período de campanha eleitoral, o capitão da PM havia entrado em litígio com a direção estadual da Rede Sustentabilidade, já indicando que não iria continuar na legenda após o final do pleito, como de fato ocorreu.
Share
Tweet
Pin
Share
No comentários

Vereadores e assessores da Câmara Municipal de Parnamirim embolsaram, em pouco mais de dois anos, mais de R$ 1,1 milhão para irem a congressos e cursos de capacitação fora do Rio Grande do Norte. Apesar disso, a maior parte dos beneficiados não comprova a participação nos eventos – o que sugere a existência de um esquema para desviar verba pública.

O valor corresponde aos recursos que foram liberados apenas nesta legislatura, que foi iniciada em 2017. As informações sobre os gastos estão no Portal da Transparência da Casa, que foi consultado pelo Agora Parnamirim nesta quinta-feira, 9. Só neste ano, a plataforma aponta uma despesa de quase R$ 170 mil.

Em 2019, cada um dos 18 vereadores recebeu pelo menos R$ 3.250,00 como reembolso pelas despesas com o deslocamento para outras regiões do País. As verbas foram disponibilizadas aos membros do parlamento com autorização do presidente da Casa, o vereador Irani Guedes (PRB).

Os vereadores receberam as diárias para irem a eventos em João Pessoa (PB) e Fortaleza (CE). Faltam evidências, contudo, que comprovem a participação da maioria dos parlamentares nos congressos e cursos de capacitação. Nenhum deles, por exemplo, deu publicidade às agendas nas redes sociais ou disponibilizou para a reportagem comprovantes de estadia nos estados vizinhos.

O Agora Parnamirim procurou a organização de alguns dos eventos, mas não conseguiu obter listas de presença ou qualquer outra confirmação de que os vereadores da cidade compareceram aos cursos. Uma das empresas organizadoras chegou a afirmar que tinha os documentos, mas que não iria fornecer para preservar a intimidade dos envolvidos.

De acordo com a assessoria de comunicação da Câmara Municipal, os vereadores de Parnamirim não costumam divulgar nas redes sociais a participação em congressos e cursos porque as agendas fora do Estado seriam de “interesse particular” dos parlamentares – apesar de haver verba pública envolvida.

Ainda segundo a assessoria, ao retornar de eventos fora do Estado, os vereadores e assessores que recebem diárias precisam entregar à Diretoria da Câmara um relatório da agenda, podendo conter fotos que comprovem a efetiva participação. Os documentos, entretanto, foram sonegados à reportagem, sob a alegação de que os vereadores não autorizaram a exposição do conteúdo.

Procurado, o presidente da Câmara, vereador Irani Guedes, não quis comentar o assunto.

A reportagem do Agora Parnamirim provocou os 18 vereadores para questioná-los sobre o recebimento das verbas e para perguntar se os parlamentares foram mesmo aos eventos.

Um dos vereadores recebeu dinheiro público para supostamente ir ao “29º Congresso Municipal do Brasil”, organizado pelo Instituto Municipalista do Brasil, em João Pessoa (PB). A reportagem procurou a direção do hotel onde o evento teria ocorrido e recebeu a confirmação de que o congresso aconteceu. Os organizadores, porém, não foram localizados.

Agora RN
Share
Tweet
Pin
Share
No comentários
Share
Tweet
Pin
Share
No comentários

O Deputado Estadual Kleber Rodrigues acompanhou e recebeu das mãos do Diretor do DER, Manoel Marques, a ordem de serviço que determina imediata ação de recuperação da ponte sobre o Rio Trairí, no Agreste Potiguar.

Em uma cerimônia, na Câmara de Vereadores de Monte Alegre, o Deputado juntamente com o prefeito Severino Rodrigues, o prefeito de Lagoa de Pedras, Raniere Amâncio e autoridades municipais e da região, acompanharam a concretização de um dos primeiros requerimentos do deputado na Casa Legislativa. A ponte, localizada na Zona Rural de Monte Alegre, com cerca de 30 metros de extensão, liga o Município de Monte Alegre a várias outras cidades da região e vem enfrentando os desgastes do tempo, interditada desde Novembro de 2018, quando um dos pilares da ponte cedeu.


A ordem de serviço custará aos cofres do governo 400 mil reais e deverá durar em torno 2 meses para que a população volte a usar a estrutura. Para ter acesso, os veículos atualmente usam um desvio lateral ainda não afetado pelas chuvas.

Kleber falou sobre a importância desta obra, agradeceu ao governo do estado por atender ao seu pedido e solicitou ainda ao diretor a recuperação de rodovias importantes para a região.
Share
Tweet
Pin
Share
No comentários

Uma Sessão Solene realizada na manhã desta quarta-feira (08) na Assembleia Legislativa marcou a celebração dos 100 anos da Primeira Igreja Batista de Natal no Rio Grande do Norte. Para o deputado estadual Allyson Bezerra (SDD), propositor da sessão, a homenagem reconhece o excelente trabalho desenvolvido pela instituição em Natal e no Estado.

“Estamos homenageando uma instituição que tem um grande trabalho religioso e social em nosso Estado. São cem anos chegando, muitas vezes, onde o poder público não chega. Somos mais de 220 templos em 102 cidades fazendo missões”, discursou o deputado Estadual Allyson Bezerra, que também é membro da igreja.

Para o pastor Edison Vicente do Nascimento, que falou representando todos os homenageados, três palavras resumem o momento vivenciado por todos os membros da Primeira Igreja Batista de Natal.

“Três palavras permeiam esse momento: gratidão, reconhecimento e reverência. Gratidão a essa cidade que nos acolheu e a todos que estão conosco na construção da história dessa igreja. Reconhecimento porque a igreja é resultado do trabalho de muitas mãos. E reverência a Deus por nos ter permitido chegar até aqui”, disse o pastor Edison Vicente do Nascimento, em seu discurso.

Personalidades que contribuíram para a construção da história de 100 anos da instituição foram homenageadas.
Share
Tweet
Pin
Share
No comentários

Na comissão especial da previdência, O Ministro Paulo Guedes perdeu a paciência com os deputados de esquerda e deu uma cala boca em todos eles: “Depois das 18h é baixaria, né?”

Guedes cansou das mentiras e teatrinhos da oposição e começou uma de suas participações da comissão da reforma humilhando quem tenha ofendido-o. Entre eles, o deputado petista José Guimarães, irmão do mensaleiro e ex-guerrilheiro José Genoíno.

Guimarães provocou Paulo Guedes sobre umas pesquisas que tinha feito no Google, Guedes rebateu: “Se googlar ‘dinheiro na cueca’ aparece, né?”

O ministro se referia a um escândalo protagonizado por um assessor de José Guimarães, quando foi pego com dólares escondidos na cueca em 2005.
Share
Tweet
Pin
Share
No comentários

O Ministério da Saúde publicou portaria que amplia o horário de atendimento de unidades básicas de saúde. De acordo com o ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, as opções de carga horária semanal a serem disponibilizadas aos chamados postos de saúde são 40 horas (esquema atual), 60 horas e 75 horas. Atualmente, a maioria das unidades funciona até as 17h. Com a mudança, elas poderão atender até as 22h.

Ainda segundo o ministro, a partir da publicação da portaria, prefeitos e secretários municipais de saúde terão de se organizar para definir qual a carga horária a ser adotada em cada unidade básica de saúde do respectivo município. “Nós estamos dando para eles algumas coisas que eles nunca tiveram. Que as equipes possam ter propostas de trabalho de 40 horas, de 60 horas e de 75 horas. Que eles organizem os horários dessas equipes”, disse.

Outra novidade prevista na portaria, segundo Mandetta, é a possibilidade de cada unidade básica de saúde poder contar com até seis equipes de profissionais e não mais três, como funciona atualmente. A proposta do ministério é que os postos de saúde que aderirem à carga horária de 75 horas semanais possam organizar melhor seu esquema de trabalho tendo disponíveis mais equipes e, em alguns casos, triplicando a verba de custeio.

“A gente espera, com isso, desafogar muito as UPAs [unidades de pronto atendimento] e emergências”, disse o ministro, ao citar como exemplo mulheres que buscam atendimento médico para os filhos depois das 17h. “Parece que criança só piora de noite. E aí, o único local que essa mãe tinha era uma UPA. Às vezes, ela atravessava a cidade. Ter até as 22h também pode ser um momento para fazer a vacina, colocar tudo em dia, fazer o preventivo.”

Agência Brasil
Share
Tweet
Pin
Share
No comentários


A Câmara Municipal de Parnamirim lançou edital para realização de concurso público que conta com 44 vagas para cargos de nível médio e superior. As inscrições começam no dia 20 de maio e vão até 17 de junho e serão feitas exclusivamente pelo site da Comperve (ver abaixo).


As provas, que acontecem no dia 21 de julho, serão objetivas com 10 questões de língua portuguesa e 25 de conhecimentos específicos da área escolhida. Os salários iniciais vão de R$ 1.375,98 a R$ 2,5 mil.

Para vagas de nível médio, o concurso oferece cargos de agente administrativo, agente de cerimonial, redator de atas e técnico de informática. Já para o nível superior, há vagas para administrador, analista de informática, assessor contábil, assessor de controle interno, jornalista, pedagogo, procurador, produtor audiovisual e tradutor intérprete de libras.

A realização do atual certame acontece após 27 anos do primeiro e cumpre à risca a reestruturação estabelecida pela atual gestão da Câmara que, em conformidade com os órgãos fiscalizadores, estabeleceu o equilíbrio em seu quadro funcional de 50% para efetivos e os outros 50% para comissionados. “Quando assumimos a Câmara em 2017, encontramos o quadro com apenas 18% ocupados por servidores efetivos e 82% de comissionados. Com esse novo concurso, eliminaremos 100 cargos comissionados e iremos dobrar o quadro de servidores efetivos”, explica o presidente da Câmara de Parnamirim, vereador Irani Guedes.

Confira o edital completo: http://bit.ly/2LrUBCK
Share
Tweet
Pin
Share
No comentários
Newer Posts
Older Posts
  • Home
  • About
  • Contact
    • Category
    • Category
    • Category
  • Shop
  • Advertise

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

FARMÁCIA DO TRABALHADOR
Rosa dos Ventos - Parnamirim

ESTE É O ESPAÇO DA SUA EMPRESA

ESTE É O ESPAÇO DA SUA EMPRESA

MOTO SEGURA

MOTO SEGURA

Follow Us

  • facebook
  • twitter
  • instagram
  • Google+
  • pinterest
  • youtube

Sua Visita Está Registrada Aqui

recent posts

Sponsor

Facebook

Blog Archive

  • junho 2020 (1)
  • maio 2020 (20)
  • abril 2020 (11)
  • março 2020 (17)
  • fevereiro 2020 (11)
  • janeiro 2020 (14)
  • dezembro 2019 (23)
  • novembro 2019 (51)
  • outubro 2019 (101)
  • setembro 2019 (81)
  • agosto 2019 (61)
  • julho 2019 (16)
  • junho 2019 (56)
  • maio 2019 (54)
  • abril 2019 (52)
  • março 2019 (46)
  • fevereiro 2019 (62)
  • janeiro 2019 (52)
  • dezembro 2018 (65)
  • novembro 2018 (34)
  • outubro 2018 (4)
  • setembro 2018 (1)
  • agosto 2018 (58)
  • julho 2018 (55)
  • junho 2018 (29)
  • maio 2018 (28)
  • abril 2018 (24)
  • março 2018 (28)
  • fevereiro 2018 (8)
  • janeiro 2018 (48)
  • dezembro 2017 (15)
  • novembro 2017 (10)
  • outubro 2017 (12)
  • setembro 2017 (10)
  • agosto 2017 (27)
  • julho 2017 (6)
  • junho 2017 (1)
  • maio 2017 (7)
  • abril 2017 (13)
  • março 2017 (41)
  • fevereiro 2017 (48)
  • janeiro 2017 (90)
  • dezembro 2016 (19)
  • novembro 2016 (56)
  • outubro 2016 (42)
  • agosto 2016 (2)
  • julho 2016 (14)
  • junho 2016 (3)
  • maio 2016 (18)
  • abril 2016 (11)

Created with by ThemeXpose | Distributed by Blogger Templates